Início » COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que chegou a cogitar o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nesta quinta-feira (18/03), em busca de uma solução para o Hospital Municipal Dr.Guido Guida, que colapsou em virtude da alta demanda de pacientes da Covid-19. Porém, a prefeita Marcia Bin revogou a determinação.

A medida tinha como objetivo o remanejamento dos profissionais para reforçar o atendimento no Hospital e, consequentemente, os serviços da rede básica seriam concentrados nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A referida MEDIDA FOI DESCARTADA NO MESMO DIA, pois em um curto período de tempo, a taxa de ocupação aumentou para 126% nos leitos do Hospital Municipal e houve um replanejamento.

Além disso, em uma nova reunião, foi constatada que a solução seria momentânea já que, além da falta de profissionais, há ainda a falta de estrutura, com a falta de leitos, espaço físico, de insumos, e de medicamentos, os quais também já se encontram em falta nos laboratórios responsáveis pelo fornecimento.

A superlotação de pacientes da Covid-19 tem sido agravada pelo alto número de pacientes cadastrados no CROSS, que aguardam transferência para outros hospitais de referência, que também não têm condições de absorver mais pacientes.

Por fim, o município passa por uma crise financeira, que implicou medidas mais duras, como o corte de pagamento de horas extras de todos os servidores, inclusive da Saúde, visto que a cidade se encontra em estado de calamidade financeira (Decreto Municipal nº 7.731/2021). Até o momento, houve a ampliação de cinco leitos para 15 de enfermaria e 47% do montante arrecadado pelo município é investido na Saúde.

O Hospital Dr. Guido Guida é totalmente custeado pelo município, e A Administração Municipal aguarda a resposta sobre o pedido feito ao Governo do Estado de São Paulo por mais apoio e recursos, com o objetivo de suprir essa demanda de leitos, além de medicamentos e insumos para o atual momento.