Início » Poá realiza campanha contra a tuberculose

Poá realiza campanha contra a tuberculose

by Secretaria de Comunicação Secom

O município de Poá realiza a campanha contra a Tuberculose, em virtude do Dia Mundial de Combate à doença, celebrado no dia 24 de março. A campanha teve início na última segunda-feira (15/03), e segue até o dia 29 de março, com o objetivo de chamar a atenção para esta doença. Atualmente, 25 pessoas estão em tratamento no município. Nos últimos dois anos, quatro pessoas vieram a óbito por causa da enfermidade.

A Secretaria de Saúde visa ainda diminuir os números apresentados no município. “Em 2019 tivemos 45 pacientes com tuberculose, sendo registrado um óbito. Já no ano passado, foram 44 casos e três mortes. Esses dados parecem pequenos comparados à Covid-19, porém a tuberculose é uma doença curável se descoberta em fase inicial. Por isso, tivemos grande preocupação, pois houve muitos casos novos diagnosticados e já em fases mais avançadas. Muitos pacientes ficam em casa sintomáticos com receio de buscar o serviço de saúde e por medo da infecção por Covid-19”, explicou a enfermeira Renata Yeda Paixão de Araújo, coordenadora do Serviço de Assistência Especializado (SAE).

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, com base nestes dados, a pasta decidiu realizar a campanha. “Estamos incentivando ainda mais a coleta de exames para todos os sintomáticos, sem necessidade de passar no médico para fazer o pedido”, ressaltou a responsável pela pasta.

A tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). Ela afeta geralmente os pulmões, embora possa também acometer também outras partes do corpo.

Para a realização do exame, é necessário fazer o agendamento antecipadamente pelo whatsapp 4636-3875. “A tuberculose tem alguns sintomas específicos, o que favorece a diferenciação da Covid-19, como por exemplo, febre à tarde, emagrecimento, suor intenso durante à noite e tosse persistente por mais de três semanas. Os pacientes que tiverem esses sintomas podem entrar em contato para fazer o agendamento”, disse Renata.

Os exames estão sendo realizados no SAE, localizado na Rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. “A intenção da campanha é trazer novamente a tuberculose à lembrança, já que ela ainda não foi erradicada como muitos imaginam.”, finalizou Claudia.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá