Início » Defesa Civil de Poá capacita secretarias para a Operação Verão

Defesa Civil de Poá capacita secretarias para a Operação Verão

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação já começou neste mês de outubro e segue até março de 2024, visando minimizar danos causados pelas enchentes e promovendo a segurança e bem estar da população

A Defesa Civil de Poá realizou na manhã de hoje (dia 19/10) uma reunião conjunta com representantes de todas as Secretarias Municipais para aprovar a Operação Verão 2023/2024 e capacitar as equipes para o período de fortes chuvas, previsto para o último trimestre deste ano e primeiro trimestre do próximo. O encontro aconteceu na sede do Centro de Segurança Integrada (CSI) da cidade.

Entre as ações já em execução pela Prefeitura Municipal, está a limpeza de tubulações, bocas de lobo e bueiros, além do desassoreamento dos córregos da cidade – esta última ação realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais. O objetivo é reduzir os impactos causados pelas chuvas de verão.

“No córrego do Tucunduva a Prefeitura realiza, com investimento próprio, o desassoreamento de aproximadamente 1,4 mil metros de área, retirando cerca de 700 metros cúbicos de sedimentos. Isso possibilitará melhor vazão da água no período de fortes chuvas. Temos também, em parceria com o Estado, por meio do Programa Rios Vivos, o desassoreamento dos córregos Bela Vista e Itaim”, apontou a secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

Poá também será beneficiada com a limpeza do Rio Tietê – ação executada pelo órgão estadual DAEE – e pelo controle da liberação do fluxo de água originado na barragem da Penha. “De forma regionalizada, por meio do Condemat, participamos das ações estaduais para controle dos efeitos causados pelas fortes chuvas de verão”, completou Claudete.

As demais secretarias municipais atuarão no suporte e atendimento da população vulnerável e afetadas pelas tempestades. “Precisamos estar preparados, com equipe pronta para orientar e realizar desde o isolamento e monitoramento de pontos de alagamento até áreas de risco, retirada de famílias e encaminhamento para abrigos provisórios. Todo este trabalho é feito em conjunto com as equipes de saúde, educação, social, assistência, segurança e trânsito”, elencou o secretário de Segurança Urbana de Poá, Marcos Xavier.

Um boletim meteorológico também está sendo organizado pela equipe da Defesa Civil para que a população possa ser alertada com antecedência sobre a possibilidade de chuvas fortes e índice pluviométrico, assim como pontos de alagamento. “A comunicação é fundamental para garantir a prevenção de danos. É importante que a população tenha sempre à mão os telefones emergenciais da Defesa Civil, Polícia Militar, GCM e Bombeiros. Estamos a postos e preparados para atendê-los”, reforçou o secretário Xavier.

Para casos de urgência e emergência, os telefones são:
Defesa Civil – 199

Bombeiros – 193

Guarda Civil Municipal – 153

Polícia Militar – 190