Início » Vacinação contra a dengue começa nesta quarta em Poá

Vacinação contra a dengue começa nesta quarta em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Doses foram retiradas hoje pela Vigilância Epidemiológica da cidade e serão destinadas para crianças de 10 a 11 anos de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde

A partir desta quarta-feira, dia 21/02, a Prefeitura de Poá realizará a Campanha de Vacinação contra a Dengue. As doses do imunizante foram retiradas hoje (dia 19/02) pela equipe da Vigilância Epidemiológica e atenderão 2.834 crianças de 10 a 11 anos de idade. A ação acontecerá nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares, mediante envio do Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsáveis e a partir da região com maior incidência endêmica. 

No dia 21 a ação acontece nas escolas municipais Walkiria Janonni Vieira; Roberto Elias Xidieh e Walter de Almeida Monteiro; nas estaduais Helena Loureiro Rossi e Américo Franco, além do Colegio Atos. Todas estas instituições estão localizadas no Jardim Nova Poá, Calmon Viana e Jardim São José, bairros com maior número de casos registrados neste ano.

A campanha segue até o dia 07 de março, quando a vacinação será realizada na UBS Calmon Viana (mediante a disponibilidade de doses). A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado. “A partir de amanhã todos os pais e responsáveis pelos alunos a serem vacinados  receberão o Termo de Assentimento com todas as informações sobre a doença, a vacina que será aplicada e contraindicações. Anexo ao documento seguirá o cronograma de vacinação, indicando a data que o estudante será imunizado”, explica o secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor. 

Em Poá, 91 casos foram confirmados entre os dias 01 de janeiro e 19 de fevereiro deste ano. Em 2023 apenas quatro casos foram registrados neste período – 63 durante todo o ano. Desde o final do ano passado a Prefeitura de Poá intensificou a Operação Casa a Casa, vistoriando residências, afim de identificar e eliminar focos de dengue e orientar a população sobre os mecanismos de prevenção dos focos do mosquito transmissor. 

IMUNIZAÇÃO 

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Entre as precauções a serem tomadas, o Ministério da Saúde orienta a aguardar para vacinar aqueles que tiveram doença febril aguda – a vacinação contra a dengue deve ser adiada na presença de quadro clínico moderado a grave. Já a presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação. 

Pessoas com suspeita ou confirmadas por dengue recentemente devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose da vacina, e crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, por exemplo, necessitam de avaliação médica para serem vacinadas.

O imunizante é contraindicado para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que estão realizando quimioterapia ou recebendo altas doses de corticosteroides, dentro de quatro semanas anteriores à vacinação; e aqueles que possuem infecção por HIV.