Início » Uso de máscara passa a ser facultativo em escolas e transporte coletivo de Poá

Uso de máscara passa a ser facultativo em escolas e transporte coletivo de Poá

Administração municipal segue a recomendação do governo estadual por conta da baixa dos números relacionados à doença

Desde a última sexta-feira (09/09), o uso da máscara de proteção facial deixou de ser obrigatório no transporte coletivo e nas escolas da rede municipal de ensino de Poá. A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, adotou a medida após orientação do Governo do Estado e, desta forma, a obrigatoriedade do uso da máscara permanece apenas para os equipamentos de saúde.

A decisão por acatar a orientação do governo estadual, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, se deve pela queda considerável dos números relacionados à Covid-19 no município. “Não temos registro de óbitos pela doença em Poá desde o último dia 27 de junho, quando faleceu uma mulher de 78 anos. Neste ano registramos 19 mortes pela Covid-19, sendo que em 2021 foram 272 óbitos, ou seja, tivemos uma diminuição de 93,04%”, destacou.

Apesar do uso da máscara nestes locais ter se tornado facultativo, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde do município, Leonardo Barbosa Garcia, ressalta a importância de manter certos cuidados com relação à Covid-19. “O uso da máscara, por exemplo, continua sendo recomendado, assim como higienizar as mãos com álcool em gel, uma vez que o vírus ainda não foi erradicado. Estamos retomando aos poucos a normalidade do nosso cotidiano, mas ainda devemos ficar alertas para que o Coronavírus não volte a se proliferar”, afirmou.

Vale ressaltar que a vacina contra a Covid-19 continua sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Doutor Cypriano Oswaldo Monaco, no Jardim Nova Poá, que realiza a aplicação do imunizante, das 9 às 18 horas. “É bom enfatizar que dentro dos equipamentos de saúde como os postos de saúde e o Pronto-Atendimento Municipal Guido Guida, por exemplo, o uso da máscara continua sendo obrigatório”, finalizou Alexandre Provisor.

FOTOS: Ronaldo Andrade Arquivo – Secom Poá