Início » Tribunal de Contas comprova: Poá avança em meio ambiente e gestão fiscal

Tribunal de Contas comprova: Poá avança em meio ambiente e gestão fiscal

Dados foram divulgados recentemente pelo órgão; A cidade é a única da região a avançar em preservação ambiental

Mais uma conquista para Poá: a cidade acaba de receber nota B em gestão fiscal e meio ambiente – a única do Alto Tietê a garantir essa classificação. Os dados foram divulgados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e confirma a austeridade no trabalho público e avanços em benefício de toda a população.

O município não conquistava avanços na área desde 2020 – na época a cidade registrava nota C em todos os quesitos, conforme levantamento do IEGM. “Recebemos no final do ano o título inédito de Município Verde Azul, pelo Governo do Estado, e agora temos a confirmação do Tribunal de Contas de que Poá avançou em gestão fiscal e meio ambiente. Além disso, não retrocedemos em nenhum outro quesito. Isso mostra que temos responsabilidade com o uso dos recursos públicos e competência no gerenciamento da máquina administrativa. É motivo de grande orgulho para nós”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

O IEG-M foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração, como saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Com isso, oferece elementos que subsidiam a fiscalização das ações públicas municipais. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.

“No quesito meio ambiente o Tribunal de Contas leva em consideração os resultados das ações ambientais que impactam serviços e a qualidade de vida do cidadão. Examina dados sobre resíduos sólidos, educação ambiental e estrutura dos conselhos relacionados ao setor, entre outros. Novamente avançamos em políticas públicas ambientais. Estamos no caminho certo”, comemorou a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

Já para emitir a nota em gestão fiscal, o órgão analisa a execução financeira e orçamentária da Prefeitura, além do respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Seguimos trabalhando por todos, com respeito ao dinheiro público e na conquista de avanços para a nossa Poá”, reforçou a prefeita.