Início » Segurança: Poá já tem 15 das 65 câmeras de monitoramento em funcionamento

Segurança: Poá já tem 15 das 65 câmeras de monitoramento em funcionamento

Estimativa é que todas voltem à atividade até o final deste ano; serviço já está sendo realizado pela Guarda Civil Municipal

O processo de instalação das câmeras de monitoramento segue em ritmo acelerado no município de Poá e, desde a manhã desta quinta-feira (16/12), 15 aparelhos já estão sendo operados pelos Guardas Civis Municipais (GCM), na Central de Monitoramento. A estimativa é de que as 65 câmeras previstas para serem instaladas, estejam ativadas até o final desde ano.

Quando assumiu a Administração Municipal, a prefeita Marcia Bin solicitou a avaliação das 72 câmeras de monitoramento existentes na cidade, já que apenas uma se encontrava em funcionamento. Dentre os 71 aparelhos que estavam sem uso, 65 necessitavam de serviços de manutenção para serem reutilizadas.Diante das dificuldades financeiras encontradas, a gestão teve que priorizar ações internas antes de dar início à recuperação dos equipamentos.

“Iniciamos o mandato tendo o retorno do monitoramento como uma das nossas prioridades, porém, tivemos que adiar os nossos planos mediante à crise financeira que era muito maior do que havíamos estimado. Tivemos que realizar um choque de gestão, adotando diversas medidas duras e inevitáveis para equilibrar a saúde financeira do município. Desta forma, tão logo foi possível, abrimos o processo licitatório e hoje estamos iniciando os serviços que têm como finalidade proporcionar e preservar a segurança do poaense”, afirmou.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene Sant’Anna, o monitoramento será integrado com a Polícia Militar (PM). “Quando iniciamos os serviços para a instalação das câmeras, em meados de outubro deste ano, já havíamos feito um contato com o comando da Polícia Militar para informar sobre esta retomada e, também para convidar a corporação a desenvolver um trabalho integrado com a Guarda Civil. Ter um policial militar acompanhando o monitoramento representa agilidade na integração entre a Guarda Civil e a PM e este trabalho em conjunto será fundamental para o momento que identificarmos algum problema ou crime em andamento, através do monitoramento”, frisou Marlene.

PROJETO

Além das 65 câmeras de monitoramento, a responsável pela Pasta destacou que o deputado estadual José Américo enviou para o município uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para aquisição de câmeras de monitoramento para intensificar a segurança pública. “Em breve, voltaremos a ter uma cidade monitorada e mais segura. Agradeço ao deputado pelo envio da emenda porque ela será de grande importância para que os munícipes possam voltar a sentir a sensação de segurança que tinham há alguns anos”, finalizou a Marlene Sant’Anna.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá