Vídeos dos projetos escolhidos devem ser entregues até o próximo dia 15 de novembro; exibição do material será a partir do dia 6 de dezembro
A Secretaria de Cultura de Poá divulgou a lista dos artistas que serão contemplados pelo edital de premiação da Lei Federal Aldir Blanc: o Prêmio Cultural – Estância Festival: Arte e Cultura de Poá. A iniciativa tem como finalidade incentivar ações culturais e conta com o apoio do Governo Federal, que desde 2020, já contemplou mais de 240 projetos de artistas poaenses.
Segundo o secretário de Cultura, Ariel Borges, os artistas contemplados pelo “Prêmio Cultural – Estância Festival: Arte e Cultura de Poá” têm até o próximo dia 15 de novembro para disponibilizar os vídeos dos projetos. “O Prêmio Cultural atenderá artistas poaenses nas mais diferentes linguagens artísticas e culturais, como artes visuais, cultura negra, dança, LGBTQIA+, literatura, música e teatro. Cada projeto aprovado receberá o repasse federal de R$ 1.492,97 e os servidores da Secretaria de Cultura já estão cuidando dos trâmites para agilizar este processo”, afirmou.
O responsável pela Pasta ressaltou que os vencedores deverão entrar em contato com a Secretaria de Cultura de Poá pelo e-mail [email protected] ou via Whatsapp pelo número (11) 96123-9454 para fornecer os dados bancários para que o pagamento do prêmio seja efetuado em até 30 dias úteis. “As contas bancárias devem estar obrigatoriamente em nome dos autores dos projetos”, enfatizou Ariel.
Até o próximo dia 16 de novembro, os vídeos dos projetos serão verificados e, caso haja a necessidade, serão feitas solicitações para ajustes. O reenvio do material final deve ser feito até o dia 17 de novembro. As apresentações serão exibidas a partir do dia 6 de dezembro deste ano no canal do YouTube da “Programação – Cultural Lei Aldir Blanc Poá”.
PROJETOS APROVADOS
Categoria – Artes Visuais
Animação: Poá e a Joia das Águas (Tiago de Sousa Farias)
Inexistente – Cenas em Preto e Branco (Giulia Martins Rosa Santos)
Pode Me Enxergar Agora? (Jonathas Alves Dos Santos)
Palimpsestos – Palavras Aturdidas em Dissonâncias (Ailton Jose Ferreira)
Categoria: Cultura Plural (Artesanato, Cultura Popular, Cultura Negra, Cultura Urbana, Cultura Indígena e Cultura Periférica)
Eu posso ser a beleza da minha ancestralidade! – Reciclagem criativa (Damianna Alves de Souza)
Cor e raça, quem sou eu? (Bruna Wroblewski Pereira)
Obatalá (Wellington Ribeiro da Silva)
Categoria: Dança
“Só” (Gabriella Teixeira Fanzeres)
Aire (Andreia Aparecida da Silva Borges)
Categoria: LGBTQIA+
Trans é Linde (Amanda de Oliveira)
Categoria: Literatura
A Poesia de Magno Oliveira (Maguinilson de Oliveira Silva)
Presente Cabresto (Camila Rafael de Souza)
O Gato Preto (Taciano Luiz Holanda dos Santos)
Categoria: Música
Sangue nos Olhos (Rinaldo Aparecido Francisco Junior)
Meu sopro meu som (Ana Beatriz Silva Castro)
Categoria: Teatro
Atotô! (Marco Antônio Duarte Silva)
Os 7 Sapatos da Princesa – Teatro de Animação (Marco Antonio Senna)
Sertões de mim (Juliana De Oliveira Santos)
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá