Início » Secretaria divulga análise de amostras de larvas coletadas em ação contra a Dengue

Secretaria divulga análise de amostras de larvas coletadas em ação contra a Dengue

by Secretaria de Comunicação Secom

Material foi recolhido durante a ação de Avaliação de Densidade Larvária, realizada no município durante o mês de abril deste ano

A ação de Densidade Larvária (ADL) realizada pela Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Setor de Combate a Endemias, durante o último mês de abril, resultou na coleta de 36 amostras de larvas em residências de diversos bairros da cidade. De acordo com o balanço da avaliação divulgado nesta sexta-feira (13/05) pelo setor, 91% da amostra positivou como sendo do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Adriano Fernandes, além de realizar a coleta de amostras de larvas, a ação também teve como objetivo orientar os munícipes sobre a importância de manter alguns cuidados como, por exemplo, não jogar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água fechadas, encher pratos de plantas com areia, entre outros.

Por meio da ação de Avaliação de Densidade Larvária, o setor responsável realizou a coleta de 36 amostras, sendo 29 positivadas para larva do Aedes Aegypti. “As amostras positivadas foram recolhidas nos bairros do Jardim Nova Poá (quatro), Vila Açoreana, Vila Perracine e Vila Andelina (três cada), Calmon Viana, Jardim Indaiá e Vila Bandeirantes (dois cada), Jardim Itamaraty, Vila Júlia, Jardim São José, Jardim Débora, Vila Santa Luiza, Jardim Obelisco, Cidade Kemel, Conjunto Alvorada e Vila Monteiro (um cada)”, relatou o coordenador.

Os dados, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, são de extrema importância porque servirão de base para definir as futuras ações de combate à dengue no município. “Com o resultado da ADL, vamos nos reunir para avaliar os índices, identificar os bairros com maior risco e definir a próxima ação. Já temos 19 casos confirmados da dengue na cidade e temos que agir de forma preventiva para que a doença não se prolifere”, afirmou.

Os casos positivos citados pelo secretário foram registrados no Jardim Indaiá e Jardim Violeta (três cada), Jardim Santa Helena e Calmon Viana (dois cada) e Jardim América, Jardim Obelisco, Vila Pereta, Jardim São José, Jardim Nova Poá, Vila Ruth e Jardim Itamaraty (um cada), além de outros dois casos confirmados, porém, não identificados.

FOTOS: Divulgação