Início » Secretária de Turismo se reúne com representantes da Setur por repasses do DadeTur

Objetivo é manter o recurso estadual orçado em mais de R$ 7 milhões para 2022, por conta da liminar que mantém a cidade como Estância Turística

A secretária de Turismo de Poá, Claudia Cristina de Deus, esteve reunida com representantes da Secretaria Estadual de Turismo para discutir o recurso do Departamento de Apoio do Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DadeTur) para 2022. Atualmente, a cidade é uma Estância Turística por meio de uma liminar, uma vez que a cidade havia sido rebaixada para Município de Interesse Turístico (MIT), em 2021, devido a erros administrativos realizados pelas gestões anteriores.

O objetivo é manter para o município o recurso do Departamento estimado em mais de R$ 7 milhões para o exercício de 2022. “Existe essa pendência jurídica, mas por conta da liminar, ainda somos Estância e estamos pleiteando a manutenção do recurso, caso contrário o repasse estadual sofrerá uma queda drástica, passando de R$ 7 milhões para R$ 700 mil”, destacou a secretária.

Em conversa com Clodomiro Junior e Vanilson Fickert, consultor e assessor técnico da secretaria estadual, respectivamente, Claudia reforçou a postura do município de ser um parceiro do governo estadual. “Não queremos ser um problema para o Estado e para as cidades classificadas como Estâncias e MIT’s, queremos na verdade estreitar o relacionamento entre a cidade e a Setur. Temos projetos para serem desenvolvidos com a finalidade de fomentar o turismo na cidade, mas para isso a parceria com o Estado é fundamental”, ressaltou Claudia. A reunião, inicialmente, estava agendada com o chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado, Wagner Seian Hanashiro, porém, o mesmo não esteve presente por questões de saúde.

“É importante ressaltar que a Secretaria de Turismo está tratando a cidade de Poá como Estância e, enquanto essa questão da liminar não for resolvida, essa será a linha a ser seguida”, afirmou Clodomiro.

LIMINAR

O município de Poá ingressou com a liminar em razão da perda do título de Estância, baseada em falhas do processo de ranqueamento turístico proposto pelo governo estadual, assim como no abastecimento das informações da plataforma da Setur, feita de forma equivocada pelas gestões anteriores do município.

“Esse processo de ranqueamento, bem como o envio das informações ao Estado, foi encerrado em agosto de 2020 e, no ano passado recebemos a informação de que, em virtude destas falhas, o município perderia o título de Estância. Desde então, a prefeita Marcia Bin determinou uma ação conjunta das secretarias para evitar essa perda para o município”, finalizou a secretária. Também estiveram presentes na reunião Afonso Xiol e Tiago Corrêa, da secretaria municipal de Turismo.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá