Início » UBS’s iniciam aplicação da 2ª dose para crianças e atendimento para todas as idades nesta segunda-feira

Secretário de Saúde anuncia fim de atendimento diversificado por idade nos postos de imunização em Poá e início da 2ª dose para o público de 5 a 11 anos

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, anunciou para a próxima segunda-feira (07/03), o início da aplicação da 2ª dose da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, que receberam a 1ª dose dos imunizantes Coronavac e Pfizer. Nesta mesma data, o município passa a contar com postos mistos de imunização, deixando de ter Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimentos direcionados para crianças e adultos.

Segundo o secretário da Pasta, Alexandre Provisor, a principal novidade fica por conta da vacinação mista que tem como finalidade descentralizar ainda mais a vacina e proporcionar mais facilidade ao cidadão. “A partir desta segunda-feira (07/03), todos os postos de vacinação contra a Covid-19 estarão imunizando crianças e adultos. Apesar de ter assumido a Pasta da Saúde há apenas uma semana, tenho ouvido muitas solicitações de munícipes sobre a questão dos postos, dizendo que levam os filhos para uma determinada UBS e, na sequência, tem que se deslocar para outra unidade para receber a sua dose de reforço. Por isso, em conversa com a prefeita Marcia Bin e o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, decidimos pelos postos de imunização com a vacinação mista”, afirmou Alexandre.

Vale ressaltar que a alteração é válida a partir da próxima segunda-feira (07/03) e, desta forma, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/03), a vacinação das crianças de 5 a 11 anos segue sendo realizada apenas em quatro Unidades Básicas de Saúde – UBS (Tito Fuga – Calmon Viana, Vereador Wellington Lopes – Jardim América, Doutor Oswaldo Cypriano Monaco – Jardim Nova Poá e Doutor Murilo Mendes Soares – Vila Júlia) e os poaenses com idade a partir de 12 anos seguem sendo vacinados nas demais unidades da rede básica de saúde.

Com relação à 2ª dose das crianças de 5 a 11 anos, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, destacou que é válida para quem recebeu o imunizante Coronavac e Pfizer. “Estamos recebendo as doses dos dois imunizantes para iniciarmos o reforço na próxima segunda-feira (7/03). É importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos à data de retorno marcada na carteirinha de vacinação. A 2ª dose da vacina será aplicada em qualquer unidade da rede básica de saúde”, destacou Leonardo.

Cronograma de vacinação contra a Covid-19

Dias 03 e 04/03 (quinta e sexta-feira)

Vacinação Infantil

UBS Tito Fuga – Calmon Viana – 9 às 18 horas