Início » Secretaria de Turismo apresenta projetos para futuro do artesanato

Secretaria de Turismo apresenta projetos para futuro do artesanato

Regulamentação da atividade prevê definição do uso da Casa do Artesão ou da Feira de Artesanato; artesãos têm até o próximo dia 31/08 para votar

Com o objetivo de regulamentar o artesanato na cidade, a Secretaria de Turismo de Poá está elaborando o projeto de lei de Uso do Espaço Público para a atividade e, para isso, realizou na manhã desta terça-feira (16/08), uma reunião com os artesãos do município para apresentar as opções de fomento do artesanato para que os próprios representantes do segmento escolham qual modelo será adotado: a efetivação da Casa do Artesão ou a Feira de Artesanato.

“Caso a decisão seja pela utilização da Casa do Artesão, de acordo com o Projeto de Lei de Uso do Espaço Público que está sendo elaborado, as artesãs terão que formar uma associação que ficará responsável pelo prédio e, desta forma, não poderão realizar a Feira de Artesanato em outros locais, uma vez que terão um equipamento público destinado, única e exclusivamente, para o trabalho delas”, enfatizou a secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus.

A segunda alternativa apresentada aos representantes do artesanato municipal prevê a realização de uma Feira de Artesanato na Praça da Bíblia, por meio de tendas ou quiosques fixos. De acordo com a responsável pela Pasta, já existe um processo licitatório bem encaminhado junto a Secretaria de Administração, para aquisição de tendas, assim como também um projeto em execução para pleitear junto ao Estado a construção de quiosques.

“Caso decidam por esta modalidade, teremos condições de realizar eventos como, por exemplo, a Exposição Conhecendo Padre Eustáquio que está sendo realizada na sede da Secretaria, localizada na própria Praça da Bíblia, com a finalidade de atrair mais público para o local, além de permitir deslocar a Feira de Artesanato para outros pontos como, por exemplo, praças e pontos estratégicos com maior fluxo de pessoas”, destacou a secretária, complementando que, independente do modelo escolhido, a novidade beneficiará os artesãos residentes no município.

Segundo a prefeita Marcia Bin que também participou da reunião, a situação da Casa do Artesão estava irregular por não existir uma Lei de Uso do Espaço Público que determine os critérios que coíbam possíveis abusos na utilização do prédio como direcionamento ou favorecimento. “Estamos realizando um processo necessário, pois faz parte das ações que têm como objetivo a recuperação do título de Estância Turística e, ao mesmo tempo, uma ação transparente que conta com a participação de cada um dos artesãos. Não queremos impor nada, mas precisamos nos adequar as leis, por isso quem decide o que vai ser feito são vocês (artesãos). Independente do que será feito, contem conosco, pois estamos aqui para dar todo o suporte necessário, dentro das possibilidades que a lei nos permite”, enfatizou a chefe do Executivo.

Até o próximo dia 31 de agosto, os 65 artesãos cadastrados na Secretaria de Turismo deverão comparecer à sede da Pasta, localizada na avenida Vital Brasil, 90, Centro (Praça da Bíblia), para optar em definir a Casa do Artesão como endereço fixo do artesanato poaense ou pela Feira de Artesanato, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Também estiveram presentes os vereadores José Fabricio de Oliveira e Patrícia Bin de Sousa Sanches (integrantes da Comissão de Turismo da Câmara Municipal).