Início » Secretaria de Segurança Urbana realiza prestação de contas do 2º semestre em audiência pública

Evento foi nesta quarta-feira (23/11), na Câmara Municipal; chefe da Pasta, Marlene de Sant’Anna esteve presente e esclareceu dúvidas dos presentes

A Secretaria de Segurança Urbana de Poá participou na manhã desta quarta-feira (23/11), da audiência pública promovida pela Câmara Municipal para apresentação e avaliação de ocorrências do segundo semestre de 2022. A audiência foi comandada pelo vereador e presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, Marcio Barbosa Iglesias e contou com a presença da chefe da Pasta, Marlene de Sant’Anna e o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri.

De acordo com os dados apresentados pela Pasta, a Guarda Civil Municipal (GCM), agiu em 2,1 mil ocorrências durante patrulhamentos preventivos realizados pelos bairros da cidade, bem como em 68 operações em conjunto com as Policias Militar e Civil. Além disso, a GCM poaense atuou em 127 ocorrências de ronda escolar. Já a Patrulha Maria da Penha, registrou 759 atendimentos neste período.

A Defesa Civil de Poá, por sua vez, atuou em 118 ocorrências. Dentre os casos estão vistorias de residência, de árvore, resgate animal, quedas de muro e de árvores, alagamentos de casas, vistoria de áreas e focos de incêndio.

Também foram apresentados dados do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Obras Públicas Planejamento, Orçamento, Gestão e de Habitação de Interesse Social, com a participação do secretário Ricardo Leão. De acordo com o balanço, foram atendidas cerca de 40 ocorrências entre fechamento de comércios irregulares, casos de obstrução de calçadas, perturbação de sossego e multas aplicadas.

Além disso, as Secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Recursos Naturais também tiveram número de ocorrências apresentados. O Departamento de Trânsito registrou 17.545 atendimentos de fiscalização viária. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais contou com 118 ocorrências ambientais, entre elas estão, ações de controle, fiscalização e denúncias de crimes ambientais, emissão de multas, atendimento contra queimadas, entre outras.

“É importante apresentar todos esses dados para que nossa população esteja ciente do trabalho que desenvolvemos na Segurança Urbana da nossa cidade. Nosso foco sempre será garantir a segurança dos nossos munícipes. Além disso, a apresentação desses números reforça a transparência com que trabalhamos na nossa Pasta”, destacou a responsável pela Pasta, Marlene de Sant’Anna.

A audiência pública contou ainda com a presença dos vereadores Rogério Rodrigues Mathias, Jilmara Quirino dos Santos, José Fabrício de Oliveira, Lucas Ferrari e Patrícia Bin de Souza Sanches. Também esteve no encontro o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Municipal, Cláudio Machado.

FOTOS: Divulgação