Início » Secretaria de Meio Ambiente e Sabesp discutem revitalização do córrego Tucunduva em Poá

A Secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada, esteve reunida com representantes da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – região Alto Tietê, na tarde desta sexta-feira (28/05). O encontro teve como objetivo discutir a revitalização do córrego Tucunduva, localizado na avenida Antônio Massa, na região central, por meio da implantação do programa “Córrego Vivo”.

De acordo com a secretária, o objetivo do encontro foi tratar das ações que serão aplicadas no córrego como, por exemplo, a retirada de ligações clandestinas de esgoto na região das fontes, ação de conscientização na Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, e a limpeza e manutenção, além do plantio de flores nas margens do córrego e da implantação de jardins com espelho d’água.

“O programa tem por objetivo promover a limpeza do córrego, com a retirada das impurezas que chegam por meio de despejo irregular de esgoto. Existem muitas residências que não estão incluídas na rede da Sabesp, por isso haverá uma ação da companhia e da prefeitura, por meio de comunicados, para informar sobre a necessidade da regularização do sistema de esgoto”, explicou a secretária.

O programa municipal “Córrego Vivo” é derivado do programa estadual chamado “Córrego Limpo”, criado a partir da parceria entre Sabesp e a Prefeitura de São Paulo. Dentre as principais ações da iniciativa, está a regularização de fontes de poluição por lançamentos clandestinos de esgotos nas galerias de águas pluviais ou diretamente nos cursos d’água não canalizados. Cabe à Sabesp mapear, inspecionar e realizar a manutenção de redes coletoras, bem como executar obras de remanejamento, ligações, interligações e prolongamento de redes coletoras, além do monitoramento da qualidade das águas.

“Além desta benfeitoria no Tucunduva, também será realizada uma ação de conscientização e de educação da população local sobre o lançamento indiscriminado de lixo em cursos d’água, ou mesmo nas ruas, que posteriormente acessam os córregos por ocasião das chuvas”, disse Claudete.

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá