Início » Secretaria de Saúde realiza prestação de contas do 1º quadrimestre deste ano

Secretaria de Saúde realiza prestação de contas do 1º quadrimestre deste ano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá realizou a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021, na manhã desta sexta-feira (28/05), em audiência pública realizada na Câmara Municipal. A responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, apresentou aos vereadores as receitas e despesas, além de responder aos questionamentos relacionados ao Hospital Municipal Doutor Guido Guida e a rede básica de Saúde.

De acordo a prestação de contas, a secretaria teve como despesas empenhadas o valor de R$ 76.383.874,77, e de despesas pagas neste quadrimestre, o valor de R$ 29.214.243,58. “Vale ressaltar que a situação é precária na área da Saúde, temos estudos para melhorar a qualidade do setor, mas o problema é a falta de recursos. Estamos trabalhando para sanar esses problemas que tivemos, mas enquanto a situação financeira do município não estiver equilibrada, o objetivo fica mais difícil de ser alcançado”, destacou Claudia.

A secretária fez questão de responder os questionamentos sobre uma possível falta de médicos no Hospital Municipal. “Todos os dias temos na escala dez médicos, sendo cinco de manhã e cinco à noite, mas nos últimos dois meses a grande quantidade de atestados apresentados tem atrapalhado o atendimento. Em abril foram 16 atestados e, neste mês de maio que nem terminou ainda, já foram 20. Quando os médicos não comparecem por apresentação de atestado, é praticamente impossível resolver o problema do plantão, de forma imediata, o que acaba refletindo no atendimento aos pacientes”, afirmou.

Estiveram presentes na prestação de contas os vereadores Lucas Alves Ferrari, Marcio Barbosa Iglesias, Jilmara Quirino dos Santos, David de Araújo Campos, Saul Pereira de Souza, Saulo Teixeira Alberto da Costa, Patrícia Bin de Sousa Sanches, Marcilio Graciliano Duarth, Roberto de Melo Vieira e José Fabricio de Oliveira.

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá