Início » Secretaria de Educação adere ao programa de Busca Ativa Escolar do Unicef

Secretaria de Educação adere ao programa de Busca Ativa Escolar do Unicef

Objetivo é encontrar crianças e/ou adolescentes que estejam fora da escola para tomar as medidas necessárias para combater a evasão escolar

A Secretaria de Educação de Poá aderiu ao programa de Busca Ativa Escolar em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes das escolas municipais. No período de ensino remoto a rede municipal apresentou um índice de 2% de estudantes que não realizaram as atividades no 1º semestre.

De acordo com a responsável pela Pasta, Simone Lacerda, a Secretaria e as próprias escolas já realizam a busca ativa por meio de contato telefônico, redes sociais e visitas às residências. “Nosso objetivo é não deixar nenhum estudante para trás, desta forma estamos articulando com os demais setores da Prefeitura para que possamos aperfeiçoar a busca ativa escolar para este período de ensino remoto e, também, para que se torne uma prática a fim de transformar a escola em um espaço de acolhimento”, afirmou.

O programa está em fase de implantação e reunirá profissionais das áreas das Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, além dos Conselhos de Educação, Tutelar e da Criança e do Adolescente. Os representantes destes setores formarão uma comissão que contará com uma plataforma online gratuita desenvolvida pelo UNICEF, que vai subsidiar os trabalhos do grupo nos casos de abandono escolar com a criação de ações que promovam o retorno e a permanência dos alunos na escola.

Segundo a secretária, por meio do programa, o município terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implantar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. “O objetivo da iniciativa é combater a evasão, encontrar cada criança ou adolescente fora da escola e tomar as medidas necessárias para a (re)matrícula e a permanência na escola, possibilitando às crianças e aos adolescentes concluir seus estudos”, finalizou Simone.

A Secretaria de Educação já iniciou a organização e a articulação da equipe intersetorial que atuará no programa e os próximos passos têm como objetivo disponibilizar a formação da equipe e iniciar a metodologia de trabalho na plataforma. No curso de formação, os servidores serão orientados em como fazer a abordagem e análise das situações, bem como cadastrar os casos na plataforma do programa Busca Ativa para que a Pasta tome as providências necessárias, abordando as famílias e acionando os órgãos responsáveis.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá