Início » Saúde de Poá promove a Campanha Novembro Azul com exames gratuitos

Saúde de Poá promove a Campanha Novembro Azul com exames gratuitos

Além disso, serão realizadas ações de orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF)

by Secretaria de Comunicação Secom

Em virtude do Novembro Azul, mês destinado à conscientização dos homens a respeito do câncer de próstata, a Prefeitura de Poá realiza nos próximos dias 13 e 27 de novembro (sábado), diversos exames e orientações com o objetivo de identificar, de forma precoce, a existência da doença. No primeiro dia (13), a ação será realizada nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), já no segundo sábado (27), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do nosso País, depois do câncer de pele não melanoma, por isso resolvemos realizar esta ação que tem como objetivo identificar a existência do câncer de próstata e, principalmente, orientar e conscientizar sobre a necessidade de frear o preconceito em relação aos exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

No próximo dia 13 de novembro, das 9 às 13 horas, as ESF’s Doutor Murilo Mendes Soares (rua Doutor Siqueira Campos, 180 – Vila Júlia), Edvaldo Lupettis(rua Florianópolis, 167 – Cidade Kemel), Filomena Rosiela Guido (rua Estado do Espírito Santo, 247 – Jardim Débora), Jardim Emília (rua Água Vermelha, 311 – Jardim Pinheiro), Nelson Pozzani Filho (rua Alfredo Mauricio Varela, 20 – Vila Varela) e Sebastião Arrecignelli (rua Jaboticabal, 178 – Jardim Julieta), estarão realizando a coleta de exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para homens com idade a partir de 40 anos, com o objetivo de rastrear o câncer de próstata, além exames de HIV, Sífilis e Hepatite. Além disso, haverá ainda atendimento odontológico para avaliação da cavidade oral, com o objetivo de rastrear o câncer bucal. Os pacientes também contarão com orientações sobre Higiene Bucal e de Enfermagem em relação ao câncer de próstata, além de sessões de auriculoterapia com fisioterapeutas.

Os mesmos serviços serão oferecidos no dia 27 de novembro, das 9 às 13 horas, nas UBS’s José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú) e Santa Helena (rua Men de Sá, 560, Jardim Santa Helena).

“O Novembro Azul é uma campanha muito importante e essencial porque contribui para quebrar tabus, além de divulgar informações importantes sobre a doença. Quero agradecer a prefeita Marcia Bin pelo apoio e incentivo para realizar esta ação junto às ESF’s e UBS’s do município”, finalizou a secretária.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá