Início » Secretaria da Mulher realiza evento em alusão ao Mês da Consciência Negra

Secretaria da Mulher realiza evento em alusão ao Mês da Consciência Negra

by Secretaria de Comunicação Secom

Evento “Entra na Roda” tem como tema central o Combate à Violência Contra a Mulher Negra; encontro será realizado na próxima quarta-feira (30/11)

A Secretaria da Mulher de Poá realiza na próxima quarta-feira (30/11) um evento referente ao Mês da Consciência Negra. O evento será realizado das 9 às 13 horas, na sede da Secretaria de Turismo e contará com rodas de dança circular, de conversa e oficina de confecção das Bonecas Abayomi, objeto símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

O evento que tem como tema central o combate à violência contra a mulher negra será realizado, em virtude ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e da semana do combate à violência contra a mulher, comemorada de 21 a 25 deste mês.

“No último dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, e alinhada a esta data tão importante, nós temos a semana de combate à violência contra a mulher. A partir disso, nossa Pasta tomou a decisão de realizar esse evento para discutir e tratar sobre esse tema tão fundamental para nossa sociedade”, disse a chefe da Pasta, Maria das Graças Chaia Marques.

A roda de conversa que trará à tona discussões e debates acerca do tema será mediada pelo professor e orientador social, Filipi Lima. Já a roda de dança circular, será liderada pela professora de dança, Fabiana Santana. A roda de danças circulares tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia e sentimento de pertencimento.

Por fim, o evento contará com uma oficina de confecção das Bonecas Abayomi, comandada pela professora Cida Barreto. As bonecas Abayomi se tornaram símbolo de resistência durante os anos escravistas, quando as mães negras acalentavam seus filhos confeccionando as bonecas, durante o transporte de escravos nos navios negreiros.

O evento “Entra na Roda” será realizado na próxima quarta-feira (30/11), das 9 às 13 horas, na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça da Bíblia (avenida Vital Brasil, nº 90, Centro).

FOTO: Divulgação