Início » 3ª Conferência Municipal de Cultura de Poá começa nesta sexta-feira

3ª Conferência Municipal de Cultura de Poá começa nesta sexta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Encontro realizado no Teatro Municipal objetivou a projeção do setor cultural do município nos próximos dez anos; conferência segue neste sábado (26/11)

A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Poá teve início nesta sexta-feira (25/11), no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, seguirá com programação neste sábado (26/11).

O evento que trata sobre o tema “Construindo Diretrizes para o Plano Municipal de Cultura” tem como objetivo discutir e elaborar propostas com a população para projetar o setor cultural da cidade para os próximos dez anos. A conferência conta com comissão organizadora, composta por cinco integrantes do Poder Público, nomeados pelo secretário da Pasta cultural, e, também, por cinco integrantes da sociedade civil.

O painel “Planos Municipais de Cultura, o que são e para que servem?”, o primeiro desta sexta-feira (25/11), foi apresentado pela Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Eventos pelo CELACC/ECA-USP, Camila Araújo.

Já o segundo painel tratou sobre o tema “Aprendendo com os vizinhos: as experiências de Mogi das Cruzes e Guarulhos”. Neste momento, a ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, Priscila Nicoliche e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade de Guarulhos, Vitor Souza, compartilharam experiências do processo de elaboração dos planos municipais, das suas respectivas cidades, a fim de explicitar as diversas metodologias de criação utilizadas e que poderão ser utilizadas como exemplo para Poá.

No período da tarde, foi realizado um diagnóstico cultural do município, e na primeira parte deste diagnóstico, a estrutura organizacional da Secretaria de Cultura foi apresentada. Adiante, a discussão tratou sobre as fragilidades, obstáculos, vocações e potencialidades identificadas pelos organizadores.

“Esta conferência é fundamental para que possamos juntos à sociedade civil traçar os planos e projetos culturais da nossa cidade, nos próximos anos. Agradeço a presença de todos que compareceram neste primeiro dia e espero a presença dos munícipes, também neste sábado, para encerrarmos a conferência com chave de ouro”, disse o chefe da Pasta, Ariel Borges.

O vice-prefeito Geraldo Oliveira compareceu à conferência e falou sobre a importância do evento. “A cultura é o que faz a nossa sociedade evoluir, e, por isso, discutir e tratar sobre o futuro do setor cultural da nossa cidade é garantir que os nossos munícipes tenham acesso a esse direito fundamental. Tenho certeza que desta conferência sairão bons frutos”, disse.

Também esteve presente no ato a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Poá, Gisele Souza Castro Magalhães.

Programação

Sábado (26/11)

8h30 – Credenciamento e recepção

9h15 – Boas vindas e abertura do 2º dia da Conferência

9h45 – Discussão em grupos sobre os eixos temáticos

11h30 – Apresentação cultural

11h45 – Plenária dos grupos (de 1 a 8)

12h30 – Almoço

14h00 – Defesa e votação das propostas

15h30 – Eleição de delegados

16h00 – Inscrições para a Eleição do Conselho de Políticas Culturais

17h00 – Encerramento

FOTOS: Divulgação