Início » Sala Rosa completa três anos de atendimento às mulheres vítimas de violência em Poá

Sala Rosa completa três anos de atendimento às mulheres vítimas de violência em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Coordenado pela Secretaria da Mulher, o espaço localizado na Delegacia de Polícia de Poá já realizou cerca de 650 atendimentos, neste período

A Sala Rosa de Poá completou três anos de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica do município, nesta terça-feira (17/05), com um total de 650 atendimentos. O espaço inaugurado no dia 17 de maio de 2019, funciona na Delegacia de Polícia da cidade e é mantida e gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher.

Segundo a responsável pela Pasta, Maria das Graças Chaia Marques, a Sala Rosa é gerida pela secretaria com a finalidade de promover o acolhimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência. “O espaço foi projetada para ser um local amigável, onde a mulher que já está fragilizada possa receber acolhimento e apoio especializado e humanizado. Faz parte de uma rede de proteção que envolve a própria Secretaria da Mulher, bem como a Patrulha Maria da Penha, a Secretaria de Segurança Urbana, responsável pelo acompanhamento das medidas protetivas em andamento na cidade”, explicou.

A rede de proteção citada pela secretária inclui serviços sincronizados com o objetivo de promover o atendimento às mulheres vítimas desse tipo de violência. “A implantação da Sala Rosa como espaço de acolhimento foi mais um passo importante para fortalecer a assistência à mulher. Denunciar é preciso, mas as vítimas precisam estar seguras e essa segurança deve ser oferecida pelos órgãos responsáveis, através do acolhimento, orientação e cuidados a quem busca os serviços, sempre levando em consideração o estado emocional das mulheres que procuram por ajuda”, ressaltou Graça Marques.

A secretária fez questão de destacar a importância do trabalho desempenhado pelo delegado titular, Eliardo Jordão, e toda a sua equipe para o funcionamento da Sala Rosa. “Temos um excelente relacionamento e contamos com total apoio do delegado, que não tem poupado esforços para nos proporcionar todo suporte necessário”, finalizou.

Tendo como foco o tratamento humanizado a fim de receber, amparar e resgatar a mulher vítima de violência doméstica, a Sala Rosa já realizou 648 atendimentos, sendo 117 em 2019, 235 em 2022, 213 em 2021 e, em 2022, até o momento, foram registrados 83 acolhimentos. A Sala Rosa atende de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, na Delegacia de Polícia, localizada na avenida Antônio Massa, 195, na região central de Poá. As mulheres vítimas de violência podem entrar em contato pelos telefones 4638-7207 (Sala Rosa), 153 (GCM – Patrulha Maria da Penha) e 4639-2044 (Secretaria da Mulher).

FOTOS: Divulgação