Início » SAE realiza ação de conscientização sobre hepatites virais

SAE realiza ação de conscientização sobre hepatites virais

by Secretaria de Comunicação Secom

Serviço atendeu cerca de 40 munícipes da melhor idade, na sede do Cras Cidade Kemel; público presente passou por testes e assistiu palestra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou nesta terça-feira (26/07), uma ação de conscientização sobre hepatites virais, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Cidade Kemel, que tem como objetivo o diagnóstico precoce para tratamento e diminuição no risco de cirrose e câncer no fígado.

A iniciativa, que faz parte da Campanha Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, atendeu cerca de 40 munícipes da melhor idade que são assistidos pelo órgão. Os presentes receberam orientações, puderam realizar exames para o diagnóstico das doenças e também participaram de uma palestra sobre o tema. 

“As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Por isso a importância de realizar essas ações de vigilância, que visam reforçar a prevenção e controle das endemias, principalmente, com o público da melhor idade”, ressaltou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Na maioria das vezes elas são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. 

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá