Início » Prefeitura inicia trâmites para formalização de Acordo de Cooperação Técnica com PRF

Intenção é formalizar a parceria ainda este ano; haverá integração dos sistemas e plataformas para compartilhamento de dados

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança pública, a Secretaria de Segurança Urbana de Poá iniciou os trâmites para formalização de Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (25/07), em reunião da responsável pela Pasta, Marlene Sant’Anna, com a prefeita Marcia Bin, e os inspetores da PRF, Rodrigo e Demétrio, além do comandante da GCM, Alexandre Guarnieri, no Centro de Segurança Integrada (CSI). “Será realizado um intercâmbio de informações entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Rodoviária Federal, além da integração dos sistemas e plataformas para compartilhamento de dados”, afirmou a secretária.

Com a novidade, a Guarda Municipal contará com um sistema de informação mais amplo, principalmente em virtude do sistema de monitoramento da cidade, que será uma grande ferramenta neste acordo.

“Já estamos em vias de implantação dos sistemas Cortex e Detecta, dos governos Estadual e Federal, respectivamente, que servem como uma espécie de cerca virtual, nos ajudando a ter o controle dos veículos que acessam e deixam a cidade, por meio de identificação automática de placas. Este novo convênio visa fortalecer o nosso trabalho, permitindo a GCM lavrar boletins de ocorrência oficiais e não oficiais, por exemplo”, destacou a secretária.

Para a prefeita Marcia Bin, o avanço que a cidade apresentou desde o início de 2021, com relação à segurança pública, é reflexo deste trabalho sério desenvolvido pela secretária. “A Marlene é uma pessoa empenhada e dedicada a prestar o melhor serviço possível. Tenho muito orgulho de tê-la em minha equipe e, principalmente, pelas conquistas que ela e toda a sua equipe têm apresentado neste período”, destacou a chefe do Executivo. A previsão de formalização e implantação do acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal é para setembro deste ano.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá