Início » Sabesp investe em saneamento na zona rural de Poá

Sabesp investe em saneamento na zona rural de Poá

Prefeitura mantem tratativas com a concessionária para garantir a universalização da coleta e tratamento do esgoto na cidade

A Prefeitura de Poá está em tratativas com a Sabesp para garantir a agilidade nas obras de saneamento básico na zona rural da cidade, incluindo a Vila São Francisco, que passa por ações de regularização fundiária. Este é o segundo encontro da administração municipal com a equipe da concessionária para tratar do assunto.

No total, Poá possui cerca de três quilômetros quadrados de área – a Prefeitura cobra que toda a região seja atendida com fornecimento de água e tratamento de esgoto. O investimento acontecerá por meio de contrapartida do contrato em execução pela Sabesp na cidade.

Entre os benefícios previstos para Poá, destaca-se a antecipação da universalização no fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto para 2029, com redução tarifária principalmente em áreas vulneráveis; duplicação do investimento anual da Sabesp no período de 2024-2029; e inclusão dos domicílios informais consolidados e rurais, hoje fora da área de concessão da empresa.

Neste segundo encontro a Prefeitura de Poá foi representada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada. “O destino correto do esgoto, assim como o tratamento do mesmo, evitará a contaminação dos nossos córregos e áreas de mananciais. Pontuamos isso na reunião. A Sabesp entende a urgência da pauta e dará prioridade a estes pontos na execução do serviço”, afirmou.