Início » ROMU realiza planejamento para intensificar a segurança na cidade de Poá em 2022

Policiamento, aumento de efetivo e balanço de 2021 também foram pautas do encontro realizado no Centro de Segurança Integrada (CSI), nesta quinta-feira

O comando da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento operacional especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, se reuniu na tarde desta quinta-feira (06/01), no Centro de Segurança Integrada (CSI), para discutir as estratégias de policiamento para 2022, além de fazer um balanço das ações referentes ao último ano.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri, o objetivo é otimizar as ações da ROMU que, em 2021, se tornaram ainda mais efetivos em prol da Municipalidade. “A Ronda Ostensiva Municipal tem dentre as suas atribuições, coordenar e planejar atividades operacionais de proteção no âmbito municipal, além de treinar, operacionalizar e instruir de forma continuada e atualizada com foco na manutenção do patrulhamento tático especializado, priorizando a segurança e o bem-estar do cidadão”, afirmou.

Além de discutir ações para o policiamento municipal, identificação de pontos com maior recorrência de crimes e estratégias preventivas, a reunião também serviu para debater o planejamento interno já que, neste mês de janeiro, a GCM terá um aumento de efetivo de 25 novos agentes, conforme foi anunciado pela chefe do Executivo Municipal, Marcia Bin, no último dia 29 de dezembro. “Desde o início de 2021, a prefeita Marcia tem nos dado total apoio para desenvolver as ações de segurança que têm surtido ótimos resultados. Atualmente, a cidade já conta com câmeras de monitoramento em funcionamento e, nos próximos dias, serão 65 câmeras em pontos estratégicos e, ainda neste mês, teremos este aumento do efetivo”, destacou Guarnieri.

Os resultados das ações citadas pelo comandante podem ser exemplificadas pelos números de combate ao tráfico de entorpecentes e crimes ambientais, nos meses de novembro e dezembro de 2021. Vale ressaltar que o combate aos crimes ambientais foi outra medida adotada pela prefeita, já que os agentes estavam aptos para atuar nesta área, há anos, mas faltava à portaria da administração municipal que oficializasse a Guarda para combater tais crimes. Desde então, muito já foi feito com este objetivo. Nesta área, os agentes realizaram a apreensão de 169 pássaros silvestres, além de saguis, sendo todos direcionados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), do Parque Ecológico do Alto Tietê.

Em relação ao combate ao tráfico de drogas, a corporação realizou a apreensão de, aproximadamente, três mil invólucros de entorpecentes, sendo 1.004 eppendorfs de cocaína, 965 invólucros de maconha, 935 de crack, 23 de K9, 18 de lança perfume e nove de ecstasy.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá