Início » Loja do Bem “Colete e Troque” já recebeu mais de 1,5 tonelada de recicláveis em Poá

Loja do Bem “Colete e Troque” já recebeu mais de 1,5 tonelada de recicláveis em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Cada um quilo de material equivale a uma Moeda Verde; munícipes podem trocá-la por produtos de limpeza, alimentação, brinquedos, entre outros

A unidade da Loja do Bem “Colete e Troque” do município de Poá já arrecadou mais de 1,5 tonelada desde a sua inauguração, no último dia 19 de outubro, na Praça da Bíblia. Com a finalidade de fomentar a coleta seletiva no município, a unidade tem apresentado crescimento dos números relacionados à troca de recicláveis por produtos, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Os dados são de outubro ao final do mês de dezembro.

Vale ressaltar que a Loja do Bem realiza o recebimento dos materiais somente dois dias por semana. “É um trabalho muito importante que envolve o incentivo à coleta seletiva, a conscientização da população que o resíduo sólido reciclável tem valor e, principalmente, o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, que podem trocar os materiais recicláveis por produtos de limpeza, alimentação, brinquedos, entre outros, que são ofertados no local”, destacou a secretária da Pasta, Claudete Canada. A Secretaria é a responsável pela coordenação do espaço, junto com a Ong Espaço Urbano, por meio do programa Recicla Cidade, que também conta com parceria da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA).

Nos primeiros 30 dias de funcionamento da loja, foram coletados 590 quilos de materiais recicláveis e, neste último mês, mais 732 quilos. “O aumento, apesar de ser gradativo, demonstra aceitação por parte da população que, aos poucos, vai conhecendo o programa e aderindo, o que resulta em menos resíduos nas ruas e mais produtos sendo levados pelos munícipes”, afirmou a responsável pela Pasta.

COMO FUNCIONA?

Cada um quilo de material reciclável equivale a uma Moeda Verde que o cidadão acumula para, posteriormente, realizar a troca por produtos da Loja que valem um determinado valor em Moedas Verdes.

“Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente. Trata-se se uma política ambiental que a Secretaria implantou no município, por meio da parceria com a ONG e com o comércio da cidade, já que os comerciantes podem, por exemplo, doar vouchers com determinado valor de desconto em produtos da sua loja, o que faz com o que o cidadão visite o seu estabelecimento, ou seja, também é uma forma de divulgar o comércio local”, finalizou Claudete.

A Loja do Bem “Colete e Troque” está localizada na Praça da Bíblia, rua Vicente Guida s/n, Centro, e o horário de atendimento e troca dos materiais é de terça e quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá