Início » Rodoanel: Prefeita pede à SPMar ajustes no projeto das alças de saída para aliviar fluxo de veículos

Marcia Bin ressaltou que a preocupação tem como base o aumento de veículos que a SP66 terá em razão das novas alças

O projeto funcional das alças de saída do Rodoanel Mário Covas voltou a ser discutido com a SPMar, na manhã desta terça-feira (03/05), no gabinete da prefeita poaense Marcia Bin. Preocupada com o tráfego de veículos na rodovia Afonso de Souza Castello (entre os bairros da Vila Jaú e Vila Varela) que, atualmente, já sobrecarrega a “saturada” rotatória de acesso à rodovia Padre Eustáquio, a chefe do Executivo municipal, junto à Secretaria de Obras Públicas, apresentou uma adequação ao projeto.

Acompanhada pelos secretários municipais Ricardo Leão (Obras Públicas) e Alcides Leme Silva Junior (Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho), pelo diretor da Secretaria de Trânsito, Marcos Pacheco, além de engenheiros e representantes de outras pastas, a prefeita demonstrou preocupação com um local que já apresenta problemas diários por causa do alto fluxo de veículos. “A rotatória já não comporta mais um aumento deste fluxo porque, mesmo fora do chamado horário de pico, apresenta grandes problemas para a transposição dos veículos que precisam passar pelo local”, enfatizou.

Como opção para solucionar a questão, foi apresentado um traçado alternativo para aliviar a rotatória, sem precisar alterar o projeto funcional que abrange as alças de saída do Rodoanel. “O projeto que apresentamos prevê uma saída da rodovia Padre Eustáquio para a Vila Varela para quem trafega pela via no sentido Suzano/Poá. Desta forma, amenizamos consideravelmente o fluxo de veículos na rotatória que, se somado ao traçado proposto pela própria SPMAR e pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), na última semana, resultarão em um enorme ganho para a região, além de preservar e fomentar as atividades econômicas da área”, destacou Ricardo Leão.

A prefeita Marcia Bin fez questão de ressaltar ao Gerente de Engenharia da SPMar, Fabio Milano, que é totalmente favorável à implantação das alças de saída do Rodoanel Mário Covas, bem como a praça do pedágio, de acordo com o projeto funcional apresentado na reunião online realizada no último dia 28 de abril. “O projeto está parcialmente aprovado pelo município de Poá, principalmente no trecho que envolve as alças e o pedágio, porém, existe esta preocupação com o tráfego, uma vez que é de conhecimento de todos que o fluxo viário aumentará com as alças e, consequentemente, causará inúmeros transtornos, principalmente dentro do território poaense. Pedimos celeridade à SPMar para que possamos chegar em um consenso o mais rápido possível”, disse.

“O novo traçado apresentado pelo município de Poá é mais simples, rápido e econômico para o Estado, por isso, temos a expectativa de que seja aprovado para o bem do município, bem como da região que terá avanços econômicos com a conclusão da obra”, finalizou Alcides Leme. As sugestões foram anotadas pelo gerente de engenharia que se comprometeu em apresentá-las à Artesp ainda esta semana.