Serviço atendeu primeiramente pacientes dos CAPS II e AD e, posteriormente, foi ampliado para a rede básica de saúde
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Poá, entre janeiro de 2022 a janeiro de 2023, o serviço de Telemedicina realizou 1.550 atendimentos. O projeto, que foi implantado primeiramente no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e AD foi ampliado também para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em julho do ano passado.
Segundo o balanço da Pasta, o CAPS/AD, unidade especializada no acompanhamento de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas, registrou 66 consultas. Já o CAPS II, especializado no atendimento de pacientes que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes , contabilizou 498 atendimentos.
“Estes números mostram que nossos médicos estão conseguindo agilizar as consultas e acompanhar os pacientes que necessitam de cuidados com sua saúde mental”, destacou o chefe da Pasta, Alexandre Provisor.
O serviço idealizado pelos médicos Dra. Alessandra Pereira e Dr. Caio Dornelas, passou por uma ampliação em julho de 2022, chegando às 12 Unidades Básicas de Saúde do município. Desde então, nos últimos seis meses, 986 consultas de clínico geral foram realizadas por meio de chamadas de vídeo. Também fazem parte da equipe médica os Drs. Deivid Donizete e Augusto Cesar.
“Com o sucesso da Telemedicina nas consultas do CAPS, em julho do ano passado, tomamos a decisão de levar o serviço para a rede básica de saúde. A procura pelos atendimentos virtuais era grande, principalmente em razão da pandemia da Covid-19, e decidimos atender aos pedidos da população. Os números mostram que o serviço foi bem aceito pelos poaenses e nos indicam também que estamos no caminho certo”, finalizou o secretário.
Por meio da Telemedicina, os munícipes podem passar por consultas agendadas com o Clínico Geral, bem como receber pedidos de exames e receitas médicas, tudo no conforto da sua residência e, principalmente, sem precisar se expor ao ambiente hospitalar diminuindo o risco do contágio de doenças respiratórias, entre outras infectocontagiosas.
Para ter acesso ao serviço, o munícipe deve realizar o agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência. Posteriormente, receberá o contato do médico, que tomará as medidas adequadas, como pedidos de exames, emissão de receitas ou encaminhamento a médico especialista, por exemplo.
Já o teleatendimento do CAPS é voltado aos pacientes que já passaram por consultas presenciais com a equipe médica e apresentaram transtornos, que não requerem acompanhamento em unidades especializadas ou não apresentam agravos significativos por certo período, mas que ainda necessitam de acompanhamento pela equipe.
A prefeita Marcia Bin falou sobre o funcionamento do serviço neste primeiro ano. “Quero parabenizar o nosso secretário de Saúde, Alexandre Provisor e também toda equipe médica responsável pela telemedicina em nosso município. Proporcionar um atendimento de qualidade as pessoas é fundamental. Esperamos que o serviço continue sendo um sucesso neste ano”, disse a chefe do Executivo municipal.
A iniciativa é pioneira na região do Alto Tietê e coloca a saúde do município na era digital, com melhor organização e eficiência dos recursos já existentes, sobretudo recursos humanos, aumentando a produtividade e diminuindo a espera por cuidados médicos.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Saúde