Início » Programa “Poá Mais Verde” garante mais qualidade de vida aos munícipes

Programa “Poá Mais Verde” garante mais qualidade de vida aos munícipes

A secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos realiza em Poá, o Programa Poá Mais Verde, com o objetivo de realizar o plantio de diversas espécies arbóreas no município. Além disso, as equipes da pasta também executam a poda e a manutenção de árvores pela cidade. De acordo com os dados da secretaria, desde o início deste ano, foram plantadas 45 árvores e realizadas 70 podas.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Claudete Canada, a iniciativa também prevê vistorias técnicas, corte de espécies arbóreas (quando necessário) e recolhimento dos resíduos, de acordo com o que determina a Legislação Municipal 3.291/2008, que institui as diretrizes para arborização urbana no município. “O Programa Poá Mais Verde visa a preservação ambiental com apoio da população, e tem por objetivo garantir uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.

A ação também possui uma ampliação do projeto de Compostagem, com a finalidade de utilizar os resíduos provenientes de poda e capinação do município, depois que os mesmos são transformados em adubo. Esse material pode ser reutilizado em atividades da própria secretaria ou disponibilizado para a comunidade e/ou atividades de terceiros.

“Os resíduos de poda e capinação são constituídos basicamente por matéria orgânica proveniente dos procedimentos de poda e supressão de árvores e galhos, bem como da varrição e limpeza. O projeto é de fundamental importância para dar um destino adequado a essas sobras”, enfatizou Claudete.

Além de resolver o problema dos resíduos e reduzir os custos relacionados à destinação final desse material em aterro, o programa também é uma oportunidade de mostrar responsabilidade ambiental e atender uma série de requisitos relacionados ao plano municipal de resíduos e boas práticas de gestão frente aos indicadores ambientais estaduais. “O trabalho também é uma oportunidade e um gatilho para o desenvolvimento de ferramentas de educação ambiental relacionadas principalmente à conservação e gestão desses rejeitos”, finalizou a secretária.

FOTOS: Divulgação