Início » Cuidados de prevenção devem ser mantidos após a imunização da Covid-19

Cuidados de prevenção devem ser mantidos após a imunização da Covid-19

by Secretaria de Comunicação Secom

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) segue sendo realizada no município de Poá. Porém, mesmo quem já recebeu as duas doses do imunizante deve manter os cuidados de prevenção, já que o efeito da vacina não tem 100% de eficácia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é fundamental manter com o mesmo rigor a prática do distanciamento social e o uso diário de máscara e o álcool em gel para higienização das mãos.

Em Poá, a cidade contempla atualmente com a vacinação a faixa etária dos 67 anos ou mais e os profissionais da Educação. Além disso, os agentes de segurança já foram vacinados com a 1ª dose do imunizante pelo governo do Estado, no início do mês de abril. Segundo a secretária da pasta, Claudia Cristina de Deus, existem muitas dúvidas relacionadas ao “pós-vacina” e, por isso, é importante ressaltar alguns pontos com o objetivo de preservar o munícipe e, ao mesmo tempo, coibir a disseminação do novo coronavírus.

“Um dos questionamentos é se há chance de adoecer após a pessoa tomar a vacina e a resposta é sim. Se o munícipe ficar exposto ao vírus antes do corpo criar a imunidade, é possível que sinta sintomas da Covid-19. Em virtude da eficácia da vacina, casos de contaminação após as duas doses podem apresentar apenas sintomas leves”, enfatizou.

Os dados da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantã mais usada no Brasil, garantem que 100% daqueles que receberam o imunizante não virão à óbito e nem desenvolverão um quadro grave. Desses, 22% poderão apresentar sintomas leves da doença. “É importante que, entre uma dose e outra, mantenham as medidas de isolamento e distanciamento social, além do uso de máscaras”, disse Claudia.

Em relação ao tempo que leva para a vacina fazer efeito, a secretária informou que depende de cada organismo, mas em geral, a imunização se dá cerca de duas semanas após a aplicação da dose final da vacina. Esse é o tempo para o corpo terminar de criar os anticorpos neutralizantes. “A vacina é 100% eficaz para evitar óbitos e internações, por exemplo, mas não para transmissão ou infecção, por isso quem já se vacinou deve manter a mesma atenção de antes, todo cuidado nunca é demais”, finalizou Claudia.

Campanha Vacinação

A campanha de Poá iniciou esta semana a imunização do grupo com mais de 67 anos e dos profissionais da Educação. Além disso, os agentes de segurança também já receberam a primeira dose, pelo governo do Estado.

Os locais de vacinação na cidade seguem no Reino da Garotada (rua São Francisco, 168, no bairro Biritiba), em sistema drive-trhu, e na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, centro), de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade já realizou 18.441 mil aplicações, sendo 12.003 da 1ª dose e 6.438 da 2ª dose.

O Boletim Epidemiológico aponta que o município registrou até este momento 16.063 casos suspeitos notificados, sendo que 6.195 foram confirmados e 7.088 descartados. Além disso, 2.525 pacientes se recuperaram e 243 vieram a óbito.

FOTO: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá