Início » Procon de Poá orienta consumidores para compra do material escolar

Procon de Poá orienta consumidores para compra do material escolar

by Secretaria de Comunicação Secom

Unidade divulga dicas para os pais e/ou responsáveis que realizarão compras dos itens neste início de ano

Janeiro é o mês em que os pais se organizam para a compra do material escolar, visto que o ano letivo nas escolas, em sua maioria, se inicia no começo de fevereiro. Desta forma, com o objetivo de instruir os consumidores durante o período de compra dos materiais escolares, a unidade do Procon de Poá divulgou orientações para preservar os direitos de pais e/ou responsáveis durante a aquisição dos produtos.

O coordenador da unidade poaense, Wellington Souza, destacou que os materiais de uso coletivo não podem ser solicitados, além disso, pesquisar os preços antes da compra é fundamental. “De acordo com a Lei 12.886/2013, materiais de uso coletivo, higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia não podem ser inclusas na lista de materiais para os alunos, assim como a escola também não poderá exigir que os pais comprem o material na própria instituição ou determinar marcas e locais de compra, com exceção apenas se o material didático utilizado for apostilas”, afirmou.

Além disso, também é considerada abusiva a cobrança da taxa de material escolar sem a apresentação de uma lista. A escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor.“É necessário realizar a pesquisa em diversos estabelecimentos objetivando sempre a economia. Reutilizar materiais do ano anterior pode ser uma boa opção, caso estejam em boas condições”, salientou Wellington.

Por fim, o coordenador ressaltou que nem sempre o material com marca mais conhecida é o de melhor qualidade ou o mais adequado e, desta forma, é bom evitar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente, os preços são mais elevados. “Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Arquivo Secom Poá