Início » Prefeitura orienta sobre os cuidados para evitar queimadas no município

Prefeitura orienta sobre os cuidados para evitar queimadas no município

Não jogar bitucas de cigarros nas margens de ruas e rodovias e não fazer uso do fogo próximo à vegetação (urbano ou rural) são alguns exemplos

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, orienta os munícipes a evitar as queimadas na cidade, em virtude do período de estiagem. É comum, neste período, a vegetação em geral ficar mais seca, aumentando a probabilidade de incêndios nestas áreas, colocando em risco animais, bem como as residências e fiações que estiverem no entorno.

O período de Outono até o final do Inverno, geralmente conta com o tempo seco, dias quentes e noites frias e este perfil se agrava com a escassez de chuva e água que se estende até o mês de outubro, criando assim as condições ideais para o surgimento de incêndios.

“Por isso, é necessário adotarmos algumas medidas simples, mas importantes para evitar as queimadas como, por exemplo, não jogar bitucas de cigarros nas margens de ruas e rodovias, não fazer uso do fogo próximo à vegetação (urbano ou rural), não queimar lixo ou descartes residenciais, manter os lotes limpos, sem usar fogo para isso e conscientizar as crianças, já que simples brincadeiras podem se tornar grandes incêndios. As queimadas são uma ameaça para o meio ambiente e para a população, causando prejuízos financeiros e à saúde, em casos extremos até a morte”, destacou a responsável pela Pasta, Claudete Canada.

A secretária de Meio Ambiente ainda ressaltou que a queimada urbana é crime e está prevista na Lei de Crimes Ambientais (9.605/08). “Até mesmo queimar lixo doméstico, mesmo que em áreas particulares, também é considerado crime de poluição. Ações como estas, colocam em risco a saúde da população, a segurança de animais e a destruição da flora”, enfatizou.

As queimadas urbanas também afetam a saúde pela poluição do ar, principalmente em tempos de seca. Pessoas que sofrem com problemas respiratórios como, por exemplo, bronquite, asma, sinusite e rinite, nariz entupido, rouquidão, tosse alérgica, conjuntivite, irritação nos olhos e garganta, alergia e vermelhidão na pele, bem como doenças cardiovasculares, são as mais afetadas com a seca e a poluição do ar que pode agravar ainda mais as comorbidades.

A fiscalização das queimadas na cidade de Poá é de responsabilidade do Departamento de Defesa Civil que pode ter o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para denúncia são: Meio Ambiente: 4636-6408 – das 8 às 17 horas; Defesa Civil: 199 – das 8 às 17 horas; Guarda Civil Municipal (GCM): 153 – serviço 24 horas; Plantão GCM: 4634-1666 – serviço 24 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá