Início » Prefeitura inicia serviço de recuperação de 65 câmeras de monitoramento

Prefeitura inicia serviço de recuperação de 65 câmeras de monitoramento

Sistema de segurança estará em funcionamento até o final deste ano; prefeita Marcia Bin vistoriou os serviços de instalação no CSI

“A segurança pública do município de Poá terá o reforço de 65 câmeras de monitoramento até o final deste ano”. Com esta afirmação a prefeita Marcia Bin anunciou nesta sexta-feira (22/10), o início dos serviços de manutenção das câmeras e do sistema de monitoramento, durante vistoria realizada no Centro de Segurança Integrada (CSI), acompanhada pela secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, e pelo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.

No início do ano, a chefe da Pasta ordenou o levantamento do estado em que se encontravam as 72 câmeras de monitoramento espalhadas pelas vias do município. “Após a avaliação, identificamos que 65 das 72 câmeras necessitavam apenas de serviços de manutenção e apenas uma estava em funcionamento. Diante das dificuldades financeiras encontradas, a prefeita teve que priorizar ações internas, adotando medidas de contenção com a finalidade de equilibrar a saúde financeira e, assim que foi possível, ordenou a abertura do processo licitatório para realização do serviço de recuperação dos equipamentos”, destacou.

A chefe do Poder Executivo relembrou as dificuldades encontradas no primeiro semestre deste ano e ressaltou que as medidas adotadas pela administração municipal já começam a dar resultados positivos para a cidade como, por exemplo, o início dos serviços de manutenção do sistema de monitoramento, a formação da Frente de Trabalho Municipal, além do processo de contratação da OS (Organização Social) para gerir o Pronto Atendimento Municipal Guido Guida, entre outros pontos.“Encontramos uma cidade em estado critico, por conta da falta de gestão após a queda na arrecadação municipal. Tivemos que adotar medidas difíceis, porém, necessárias para reorganizarmos as finanças do município. Temos muito trabalho a desenvolver, vamos seguir firmes e empenhados em promover o melhor para Poá e para a população”, finalizou Marcia Bin.

A secretária de Segurança afirmou que já houve um contato com o comando da Polícia Militar (PM), para informar sobre o início dos serviços e para convidar a corporação a desenvolver um trabalho integrado com a Guarda Civil. “O objetivo é ter um policial militar acompanhando o monitoramento para agilizar a integração entre a Guarda Civil e a PM. Este trabalho em conjunto será fundamental, pois ao identificarmos algum problema ou crime em andamento, através do monitoramento, o acionamento de viaturas para atender a ocorrência será muito mais ágil e eficaz”, frisou Marlene.

PROJETO

Além das 65 câmeras de monitoramento que já estão recebendo os serviços de manutenção, a responsável pela Pasta destacou que o deputado estadual José Américo enviou para o município uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para aquisição de câmeras de monitoramento para intensificar a segurança pública. “Em breve voltaremos a ter uma cidade monitorada e mais segura. Agradeço ao deputado pelo envio da emenda porque ela será de grande importância para que os munícipes possam voltar a sentir a sensação de segurança que tinham há alguns anos”, destacou a secretária.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá