Início » Patrulha Maria da Penha atende caso de violência doméstica em Poá

Patrulha Maria da Penha atende caso de violência doméstica em Poá

Agentes de segurança realizaram atendimento duas vezes no mesmo local, em razão da negativa da vítima em registrar o B.O. na primeira ocorrência

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, realizou neste domingo (24/10), dois atendimentos a uma mesma vítima que sofreu violência doméstica, no Jardim Santa Luiza. O caso terminou na Central de Flagrantes da Delegacia de Polícia (DP) do município de Itaquaquecetuba.

Segundo o comandante da Guarda Civil, Alexandre Guarnieri, a equipe da Patrulha Maria da Penha realizava o acompanhamento das vítimas de violência doméstica no Jardim Santa Luiza, quando foi abordada por uma jovem que relatou que sua irmã estaria sendo agredida pelo marido. Ao se deslocarem para o local dos fatos, os agentes foram informados pela vítima que o marido a agrediu com um tapa no rosto, mas que naquele momento não tinha interesse em fazer um boletim de ocorrência (B.O.) contra o agressor.

Poucas horas depois, a Patrulha Maria da Penha voltou a ser acionada pela mesma vítima, desta vez via GCCOM, para atender a ocorrência de violência doméstica contra ela no mesmo endereço. No local, encontrou o autor das agressões totalmente alterado, ofendendo e proferindo palavras de baixo calão contra a esposa, bem como a expulsando de casa. Diante dos fatos, o casal foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Itaquaquecetuba para registro do boletim.

“Em situações como esta, contamos com a vítima para levar o caso adiante, mas com a negativa da esposa em registrar a ocorrência, somos obrigados apenas a orientar a vítima sobre a importância de fazer um B.O. em casos de violência doméstica, além de deixar um número de telefone para contato”, relatou Guarnieri.

ATROPELAMENTO E FURTO

No último sábado (23/10), a Guarda Civil atendeu uma ocorrência de atropelamento de uma idosa na Vila Júlia e outra de furto de um aparelho celular na Vila Açoreana. O primeiro caso foi atendido pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) que, em patrulhamento pela rua Marechal Floriano Peixoto, na Vila Júlia, se deparou com uma idosa de 75 anos que havia sido atropelada enquanto atravessava a via pela faixa de pedestre. O autor do atropelamento é motorista de aplicativo, sendo que no momento do acidente, estava com um passageiro no veículo. O mesmo não apresentou sinais de embriaguez.

A equipe prestou os primeiros atendimentos, mantendo a vítima consciente até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que socorreu a vítima encaminhando-a ao Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos.  O caso foi registrado na Delegacia de Itaquaquecetuba.

A segunda ocorrência foi na rua Jair de Godoy, na Vila Açoreana, onde a vítima abordou os agentes de segurança informando que estava em um bar quando foi furtado. Com a imagem das câmeras de segurança do estabelecimento, a GCM anotou as características do indivíduo e iniciou o patrulhamento, encontrando-o na Vila Varela. O homem foi reconhecido pela vítima e ambos foram encaminhados à delegacia.