Início » Prefeitura de Poá realiza limpeza de galerias de águas pluviais na área central da cidade

Prefeitura de Poá realiza limpeza de galerias de águas pluviais na área central da cidade

by Secretaria de Comunicação Secom

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá realizou ao longo desta terça-feira (30/03), serviços de limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais, na área central da cidade. A prefeita Marcia Bin acompanhou os trabalhos realizados na avenida Padre Anchieta. A ação tem como objetivo prevenir enchentes como a que ocorreu no início desta semana, quando o município foi castigado com fortes chuvas, com um volume registrado de 53mm de água, sendo que o previsto eram 6mm para o dia todo.

“É um trabalho muito importante, as galerias são responsáveis pela captação das águas pluviais, auxilia no escoamento e evita enchentes e alagamentos. Por isso a importância de não jogarmos lixo na rua, assim, evitamos o entupimento das galerias e bocas de lobo”, afirmou a chefe do poder Executivo, que esteve acompanhada pelo vice-prefeito, Geraldo Oliveira, e pela secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada.

A ação de limpeza das galerias, segundo Claudete, foi realizada em diversos pontos considerados mais críticos pela administração municipal. “Realizamos a limpeza nas avenidas Padre Anchieta, Adhemar de Barros, Prefeito Jorge Correa Allen e Vicente Leporace, além da área central”, destacou.

Além da limpeza das galerias, a secretária de Meio Ambiente informou ainda que fez um pedido junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para que a mesma realize a limpeza das canaletas e do sistema de drenagem localizadas ao lado da linha férrea. “Tem muita sujeira na área que pertence à CPTM e quando as águas chegam a Poá pela linha férrea, como foi o caso de domingo (28/03), toda essa sujeira é jogada para as vias, o que resulta também no entupimento das galerias”, explicou Claudete.

DESASSOREAMENTO

A secretária de Meio Ambiente informou que o córrego Itaim, que corta a região central da cidade, receberá serviços de desassoreamento a partir deste mês de abril. A ação será realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado de São Paulo, em parceria com a pasta municipal.

“O desassoreamento aumenta a vazão do córrego, o que impede a retenção e o retorno das águas pluviais em dias de chuva que, geralmente, resulta em enchentes. É mais uma grande conquista para a nossa cidade”, finalizou Claudete.

FAKE NEWS

De acordo com a prefeita, a chuva de domingo, além de ter ocorrido fora de época, foi muito além do esperado para o dia, mesmo com o piscinão funcionando perfeitamente. “Afirmaram que as bombas estavam desligadas, mas é importante frisar que as bombas não servem para retirar a água da rua ou do córrego, as bombas são acionadas somente quando o piscinão está cheio e o nível das águas pluviais já baixou. Se acionarmos as bombas antes disso, estaremos piorando a situação, jogando mais água na região central”, explicou Marcia Bin. É bom frisar que o piscinão tem capacidade para receber 210 milhões de litros de água e conta com seis bombas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá