Início » Prefeitura de Poá quer OS no Pronto Atendimento para melhorar saúde do município

Prefeitura de Poá quer OS no Pronto Atendimento para melhorar saúde do município

by Secretaria de Comunicação Secom

Guido Guida terá reestruturação de equipamentos e de RH; profissionais que atuam no Pronto Atendimento serão direcionados para rede básica

Com o objetivo de proporcionar uma Saúde com mais qualidade para a população e, ao mesmo tempo, gerar economia para o município, a Prefeitura de Poá lança no início da próxima semana, o edital de chamamento para contratação de uma Organização Social (OS) para gerir o Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida.

Atualmente, o custeio do Pronto Atendimento é 100% da Prefeitura e, segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, esse investimento municipal não é o suficiente para a manutenção do equipamento e, ainda, prejudica a rede básica. “Os principais problemas do Guido Guida e da rede básica são estrutura e falta de RH (Recursos Humanos). Em virtude da crise financeira que o município enfrenta, a administração ficou impossibilitada de reestruturar a área da Saúde, porque todo orçamento destinado ao setor, foi utilizado para manter os serviços em funcionamento, apesar das diversas medidas que foram adotadas com o objetivo de reduzir custos como, por exemplo, a mudança de hospital para pronto atendimento”, explicou.

De acordo com a responsável pela Pasta, a OS ficará responsável por todo RH do Guido Guida, com exceção dos setores de Raio-X, Farmácia, Recepção Hospitalar e Transporte, além de reestruturar o prédio com a implantação de equipamentos que melhorem o atendimento dos pacientes, assim como pela realização de pequenas melhorias na estrutura do prédio.

“Além das reformas estruturais necessárias em todos os prédios da área da Saúde, também seria necessária a realização de contratação para preencher o quadro de servidores. Com esta mudança, toda a rede será beneficiada porque o atual RH do Guido Guida que inclui médicos e equipe de enfermagem, será diluído para as unidades da rede básica e, desta forma, teremos o quadro preenchido em todos os equipamentos”, enfatizou Claudia.

Para a prefeita Marcia Bin, além de melhorar o serviço oferecido à população, a contratação da Organização Social para gerir o Pronto Atendimento também deve gerar economia aos cofres públicos. “O Guido Guida gera um custo para o município que gira em torno de R$ 4 a R$ 4,5 milhões por mês, para manter todos os serviços em funcionamento. Com a OS, oferecemos um serviço de qualidade, com um custo menor e com a possibilidade de investir o valor economizado nas unidades básicas”, salientou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá