Início » Prefeitura de Poá abrirá prazo para requerimento da carteirinha de identificação de pessoas com autismo

Prefeitura de Poá abrirá prazo para requerimento da carteirinha de identificação de pessoas com autismo

by Secretaria de Comunicação Secom

Portadores do transtorno do espectro autista e/ou responsáveis legais poderão requerer a carteira de identificação entre os dias 03 e 31 de maio

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abrirá, a partir do dia 03 de maio, o prazo para requerimento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). As pessoas com TEA e/ou responsáveis legais terão até o dia 31 de maio para solicitarem a carteirinha.

Para adquirirem a carteira de identificação, os munícipes devem baixar/retirar e preencher o formulário de requerimento, que já está disponível no site oficial da Prefeitura (https://poa.sp.gov.br/) e também na sede da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Felício Marinelli, nº 140, no bairro Jardim Medina.

A partir do dia 03 de maio, os interessados deverão comparecer a sede da Pasta, munidos com os seguintes documentos: Formulário de Requerimento (preenchido e assinado); Relatório ou Atestado Médico Original, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID); duas fotos 3×4; cópias de documento de identidade com foto (RG, CNH ou equivalente) e do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) da pessoa com TEA e do responsável direto (legal ou cuidador); Documento comprovador do tipo sanguíneo do portador; cópia do comprovante de endereço atualizado (constando nome dos responsáveis ou do requerente); documento comprovante (procuração, tutela ou curatela) quando houver representante legal.

A entrega da documentação deverá ser feita até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17 horas. “É importante que os munícipes entendam as datas desse processo. O formulário já pode ser obtido, porém, o prazo para a entrega de toda a documentação necessária será somente entre os dias 03 e 31 de maio”, frisou o chefe da Pasta, Alexandre Provisor.

A emissão dessa carteira de identificação tem o objetivo de formalizar a garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Sabemos que os autistas não possuem nenhuma característica aparente que indique o transtorno, dessa maneira, a carteirinha auxiliará na identificação dessas pessoas, em espaços públicos e privados”, finalizou Provisor.

A prefeita Marcia Bin também falou sobre a importância dessa iniciativa no município. “Emitir essas carteirinhas é sinônimo de inclusão social. As pessoas com TEA devem continuar tendo seus direitos garantidos e respeitados por todos, independentemente do local em que estiverem. Estou muito feliz, de junto com a Secretaria de Saúde, poder proporcionar essa iniciativa em nosso município”, salientou a chefe do Executivo municipal.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4636-3200 ou presencialmente, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Felício Marinelli, nº 140, no bairro Jardim Medina.

Foto: Secom – Poá