Primeiro setor da unidade escolar deve ficar pronto em 15 dias e proporcionará o retorno dos alunos às aulas presenciais, ainda de forma híbrida
A prefeita poaense Marcia Bin visitou a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Solange de Jesus Martins, na Vila Varela, na manhã desta segunda-feira (25/10), para vistoriar os serviços de reforma e revitalização da unidade. Iniciada no último dia 11 de outubro, a obra deve ser concluída no final deste ano.
Acompanhada pelo vice-prefeito Geraldo Oliveira e pela secretária de Educação, Simone Lacerda, além de técnicos da Secretaria de Obras Públicas, a chefe do Poder Executivo ficou satisfeita com o andamento das obras. “A escola apresentava diversos problemas estruturais e necessitava da realização deste serviço. Inicialmente, os alunos permaneceram com aulas remotas, ao contrário das demais unidades que já se encontram com aulas híbridas”, destacou Marcia Bin.
Segundo a responsável pela Pasta, apesar da obra seguir até o final do ano, os alunos devem retornar às aulas presenciais em 15 dias, também de forma híbrida. “A obra foi dividida em duas partes, sendo que a primeira que envolve o pátio, a cozinha e diversas salas de aula, assim como a Secretaria, será concluída em duas semanas, proporcionando assim a volta dos alunos. A segunda parte abrange o restante das salas de aula e o andamento dos serviços não irá interferir na rotina escolar da unidade”, destacou Simone.
A Emeb Solange de Jesus Martins é uma das 18 unidades escolares que a Administração Municipal realizará serviços de reforma e manutenção. Atualmente, além da unidade da Vila Varela, as Emeb’s Professor Vereador Candido José Balazaima (Vila Monteiro), Heitor Gloeden (Jardim Itamarati) e Professora Suzete Besagio Ruiz (Vila Açoreana) também já se encontram com as obras em andamento. Cada unidade tem as suas demandas, mas em geral são problemas de infiltrações e desgaste da pintura, por isso os trabalhos variam entre a realização da pintura interna e externa, substituição de calhas, impermeabilização, entre outros.
“Desde quando assumimos a administração, a Secretaria de Educação já havia feito o diagnóstico da Emeb Solange, apontando os problemas existentes, mas devido aos problemas financeiros enfrentados pelo município, tivemos que priorizar a reorganização econômica da administração. No entanto, assim que foi possível, solicitei a abertura do processo de licitação para a realização da obra. O mesmo ocorreu com as três unidades que já estão sendo reformadas e, também com as outras 14 que ainda iniciarão os serviços”, finalizou a prefeita.
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá