Início » GCM apreende cerca de 70 pássaros silvestres na Vila Santa Helena

GCM apreende cerca de 70 pássaros silvestres na Vila Santa Helena

by Secretaria de Comunicação Secom

Aves da raça Coleirinho, Tico-Tico e Pixarro estavam em duas residências; caso foi encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá apreendeu cerca de 70 pássaros silvestres e autuou dois indivíduos em flagrante, durante uma ação que tinha como objetivo impedir a invasão de uma área localizada sob as torres de alta tensão, na Vila Santa Helena, na manhã desta segunda-feira (25/10). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Meio Ambiente do município de Mogi das Cruzes.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, as equipes da GCM e do Departamento de Fiscalização de Posturas constataram que a referida área já estava sendo cercada para invasão. Ao vistoriarem o terreno, em meio ao matagal, encontraram dois homens portando duas gaiolas com aves silvestres da raça Coleirinho. “Encaminhamos os indivíduos para a Delegacia de meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde em depoimento com o delegado, informaram haver mais pássaros em suas residências, nas ruas Mém de Sá e General Carneiro, na Vila Santa Helena”, explicou.

Em nova diligência junto aos endereços citados, os Guardas Municipais encontraram dezenas de pássaros das raças Coleirinho, Pixarro e Tico-

Tico. “As aves também foram encaminhadas à delegacia especializada de Mogi das Cruzes e, posteriormente, serão enviadas ao Parque Ecológico do Tietê. Vale ressaltar que é crime ambiental a criação de pássaros silvestres em cativeiro para fins de lazer próprio, conforme a Lei Federal nº 9.605/98”, ressaltou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá