Início » Prefeita Marcia Bin solicita à Sabesp implantação da rede de água tratada no Raspadão

A prefeita poaense Marcia Bin, acompanhada pela secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada, participou nesta quarta-feira (23/06), de uma reunião online com representantes da Unidade de Negócios Leste da Sabesp. O encontro virtual teve como pauta a atualização do Plano Municipal de Saneamento, investimentos para infraestrutura e a regularização da área conhecida como Raspadão, localizada na divisa entre as cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos.

O município está em tratativas para a atualização do Plano Municipal de Saneamento para se adequar ao Marco Regulatório do Saneamento Básico, decretado em 2020, por meio da Lei Federal 14.026, que prevê metas e a universalização do saneamento. “Já realizamos diversas reuniões, reativamos o Conselho Municipal de Saneamento e no dia 22 de julho, vamos promover a audiência pública para debater o tema com a população”, afirmou a secretária.

A prefeita aproveitou a reunião para solicitar junto à Sabesp apoio e investimento para a realização de obras de drenagem, assim como a regularização da área do “Raspadão”, a Vila São Francisco, que conta com, aproximadamente, 750 famílias sem sistema de água tratada e rede de esgoto. “Precisamos resolver o problema daquelas famílias, quero muito ajudá-las e conto com a Sabesp para promover uma qualidade de vida melhor para todos”, disse.

O superintendente e o gerente da Unidade Leste da Sabesp, Maycon Abreu e Eduardo Camargo, respectivamente, sinalizaram positivamente para a solicitação da prefeita. “Após a atualização do Plano de Saneamento, podemos readequar o contrato da Sabesp com o município para que Poá possa receber o repasse de 4% da receita liquida da companhia na cidade, anualmente. Em relação ao Raspadão, vamos agilizar o projeto para implantação da rede de água para as residências e, posteriormente, projetarmos a rede de coleta de esgoto”, afirmou Abreu.

FOTOS: Julien Pereira – arquivo Secom Poá