Relatório aponta que município está entre as cidades consideradas eficientes na prática ambiental
O relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) 2023 – Ano Base 2022, disponibilizado pelo Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, indica que o município de Poá é considerado eficiente na prática de gestão dos resíduos sólidos coletados na cidade.
“Quero parabenizar a nossa secretária Claudete Canada e os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais por todos os trabalhos e parcerias realizadas em prol da nossa cidade. O resultado apresentado nesse índice revela que Poá está no caminho certo nas questões ligadas a gestão dos resíduos sólidos, contribuindo diretamente para um mundo mais ecológico, disse a chefe do Executivo municipal, Marcia Bin.
O IGR avalia anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornece subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais. Este índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada.
“O IGR 2023 evidencia que por meio das parcerias com a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) e também com o projeto Recicla Cidade, fruto da parceria entre a Ong Espaço Urbano e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), nós estamos conseguindo alcançar nossas metas sustentáveis. E não iremos parar por aqui, nosso foco é melhorar cada vez mais”, disse a chefe da Pasta, Claudete Canada.
Foto: Secom – Poá