Início » Poá realiza ação de conscientização sobre a tuberculose

Poá realiza ação de conscientização sobre a tuberculose

by Secretaria de Comunicação Secom

Folhetos informativos e coleta de material para exames fizeram parte da ação realizada em virtude da Campanha Contra a Tuberculose realizada em Poá

A Secretaria de Saúde de Poá realizou neste sábado (02/10) uma ação de conscientização sobre a tuberculose, na região central, e assim ampliar a informação sobre a doença. A iniciativa faz parte da Campanha Contra a Tuberculose que ocorre na cidade desde o início de setembro. Na ocasião, cerca de 800 folhetos informativos foram distribuídos aos munícipes, além de kits e coleta de material para exames.

A ação foi realizada na Praça dos Expedicionários, na região central, próximo à saída da passagem subterrânea “Antônio Mantarano”, onde foram distribuídos 800 panfletos sobre o tema, coleta de material para baciloscopia de pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose, encaminhamento de munícipes que apresentaram sintomas na abordagem ao SAE, além de kits com informações sobre tuberculose, HIV, hepatites virais e hanseníase e preservativos feminino e masculino. O material também foi distribuído nos comércios das principais vias do município.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o objetivo da ação é incentivar a prevenção da doença no município. “Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para o aumento dos casos no período da pandemia da Covid-19. A realização da campanha segue determinação do Ministério da Saúde (MS) com o intuito de realizar exames em pessoas sintomáticas e, desta forma, prevenir complicações por diagnósticos tardios”, destacou.

Para a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, Renata Yeda, o município segue a estratégia da OMS para erradicar a tuberculose até 2030. “Em Poá foram 40 novos casos notificados em 2019, com um caso de óbito e 51 novos casos em 2020, com quatro casos de óbito. O que demonstra a urgência em olhar novamente para esta doença”, explicou.

Os sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de peso, falta de apetite e suor excessivo à noite. É bom frisar que a tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em Poá, este tratamento é oferecido no SAE. A coleta de escarro das pessoas sintomáticas pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município e no Serviço de Assistência Especializado (SAE), localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Não é necessário o encaminhamento médico. Caso o resultado seja positivo, o serviço indica iniciar o tratamento o mais rápido possível.

A coordenadora do órgão salientou a importância de ficar atento aos sintomas da doença, mesmo que o paciente apresente sinais de melhora. “Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Durante a pandemia o cenário se agravou, pois segundo a OMS, estima-se que houve redução de 25% de testes diagnósticos para tuberculose, como os exames de escarro que foram suspensos por causa do risco de infecção. A estimativa de aumento da mortalidade pela doença é de 13%”, finalizou Renata Yeda.

FOTOS: Divulgação