Início » Secretarias querem parceria com a Acip e Conselho da Mulher para Loja do Bem

Secretarias querem parceria com a Acip e Conselho da Mulher para Loja do Bem

Objetivo é proporcionar a doação de produtos ou vouchers e, consequentemente, mais clientes para o comércio poaense

A implantação da Loja do Bem e as ações de sustentabilidade com apoio do comércio local foram discutidas durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (04/10), entre as Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos e de Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho, com a Associação Comercial e Industrial de Poá (Acip), a Ong Espaço Urbano e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).

O encontro teve como objetivo, segundo a secretária de Meio Ambiente, Claudete Canada, a apresentação dos projetos realizados no município pela Prefeitura em parceria com a Ong, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). “Esse trabalho em conjunto com o Espaço Urbano tem proporcionado diversas ações como o “KM Solidário”, “O seu Reciclável vale um Iphone” e, agora, a implantação da Loja do Bem, na Praça da Bíblia. Para que esta iniciativa obtenha o mesmo sucesso que as unidades de Salesópolis e Guararema, contamos com o apoio e a parceria dos comerciantes e, para isso, nada melhor do que iniciar as tratativas com a Acip e o CMEC”, destacou.

A Loja do Bem faz parte da política ambiental que a Secretaria que implantar no município, com a finalidade de fomentar a coleta seletiva. “Contamos com a parceria do Espaço Urbano, além do total apoio da prefeita Marcia Bin, que tem olhado com muito carinho para a gestão ambiental da cidade. Agora, precisamos da participação dos comerciantes e empresários da cidade que, assim como ocorreu nas duas cidades citadas anteriormente, também terão retorno com o aumento de público em seus estabelecimentos”, afirmou Claudete.

O projeto prevê parcerias com os comércios da cidade para obter doações de produtos ou vouchers que serão adquiridos pela população por meio da moeda social, que pode ser adquirida na troca por materiais recicláveis na própria Loja do Bem. “Nesta semana vamos publicar um decreto municipal para instituir a moeda social que estimula a população a realizar a separação de recicláveis. O sistema de coleta converte 30 unidades de materiais doados em uma moeda social. A partir de 30 moedas acumuladas, o consumidor poderá realizar as trocas. Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente”, finalizou a secretária.

Durante o encontro ficou decidido que a Associação e o Conselho promoverão mais uma reunião, desta vez com os comerciantes e empresários poaenses. “A parceria é boa para os dois lados, o comerciante doa um voucher, por exemplo, o que faz com que o munícipe tenha que ir a sua loja para buscar o produto ou faça a compra para obter o desconto doado. Em muitos casos, o cidadão acaba consumindo mais do que o estipulado no voucher, o que resulta em retorno para o parceiro da Loja do bem”, destacou o Secretário de Indústria, Comércio, emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Júnior.

Estiveram presentes na reunião Rodolfo Zaharansky (presidente da Acip), Gisele Lucrézio El Ghossain (presidente do CMEC), Débora Lucrézio e Lara Maria (diretoras do CMEC), Lucas Diogo Moreira e Roseli Barbosa (representantes do Espaço Urbano) e Marcos Antonio de Lima (presidente da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá