Início » Prefeitura de Poá realiza apresentação do PPA 2022 / 2025 na Câmara Municipal

Prefeitura de Poá realiza apresentação do PPA 2022 / 2025 na Câmara Municipal

Plano Plurianual estima as metas, ações e programas de cada pasta para o próximo quadriênio do município

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria da Fazenda, apresentou o Plano Plurianual (PPA) do município para os próximos quatro anos, durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal. O PPA tem início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e termina no fim do primeiro ano de seu sucessor com a finalidade de que haja continuidade do processo de planejamento.

De acordo com a responsável pela Pasta, Elisangela Gomes, O Plano Plurianual constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas a serem executadas, tais como metas físicas e as prioridades. “O PPA tem como princípios básicos a identificação dos objetivos e das prioridades do governo, bem como a identificação dos órgãos responsáveis pelos programas e pelas ações governamentais a serem realizadas, além da integração com o orçamento e a transparência”, destacou.

Segundo a secretária, o PPA 2022 / 2025 foi preparado pela equipe técnica da Pasta da Fazenda, em parceria com os técnicos de cada secretaria. “Por meio deste trabalho realizado, foi possível identificar e estimar as metas, ações e programas de cada pasta para o próximo quadriênio. Diferente da lei de Diretrizes orçamentárias (LOA), o Plano Plurianual analisa os números de forma macro, ou seja, com mais amplitude para que, posteriormente, a LOA faça os ajustes anuais de acordo com a arrecadação”, afirmou Elisangela.

Conforme os números apresentados na audiência pública, a estimativa de formação da receita para os próximos 4 anos é de 59,57% de Transferências Correntes, 29,11% de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria, 6,87% Receitas de Capital, 2,48% Outras Receitas e 0,37% Receita Patrimonial. “Neste cenário, destacamos as Receitas Correntes que ficarão em torno de R$ 1,259.550 bilhões para o quadriênio e R$ 122.467 milhões de Receita de Capital. Vale ressaltar que são números aproximados, apenas uma estimativa que pode variar de acordo com o orçamento de cada ano”, finalizou a secretária.

Estiveram presentes na audiência pública o chefe de Gabinete, Bruno Kim, e os secretários municipais Sérgio Ruiz Armiliato (Administração), Lucas Pimenta Bertagnolli (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcos Antonio Favaro (Assuntos Jurídicos), Ariel Borges (Cultura, Esportes e Turismo), Simone Lacerda (Educação), Alcides leme da Silva Júnior (Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho), Ricardo Leão (Obras Públicas), Claudia Cristina de Deus (Saúde), Marlene de Sant”Anna (Segurança Urbana) e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos naturais e Serviços Urbanos), além dos vereadores David de Araújo Campos, Edevaldo José Gonçalves, José Fabricio de Oliveira, Lucas Alves Ferrari, Marcio Barbosa Iglesias, Roberto de Melo Vieira, Rogério nu Rodrigues Mathias e Saul Pereira de Souza.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá