Início » Poá obtém a melhor avaliação do programa Município Verde Azul desde 2015

Poá obtém a melhor avaliação do programa Município Verde Azul desde 2015

by Secretaria de Comunicação Secom

O programa estadual tem como finalidade avaliar a gestão ambiental dos municípios através de diretivas; cidade é a 211ª entre os 645 municípios paulistas

Com a pontuação de 37,32 pontos, a cidade de Poá obtém a melhor classificação no ranking do Programa “Município Verde Azul”, do Governo do Estado de São Paulo, desde 2015. O referido programa tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Vale ressaltar que o ranking se refere ao exercício de 2021, quando Poá só foi avaliado por apenas sete meses por não ter aderido ao programa logo no início do período de adesão. “O atendimento das diretivas necessita de continuidade e viemos de uma gestão que não obteve êxito no Programa. Em sete meses tivemos um avanço muito significativo, obtendo uma nota onde quase fizemos parte dos Municípios qualificados”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada.

O principal objetivo do programa Município Verde Azul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, por meio de dez diretivas norteadoras da agenda ambiental, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Neste ciclo bianual, que abrangeu o ano de 2019 a 2021, o município de Poá obteve uma pontuação significativa de 37,32 pontos ficando em 211º no ranking geral entre os 645 municípios paulistas. “O ciclo vigente do programa iniciou em setembro de 2021 e vai até setembro de 2023. Iremos continuar trabalhando e desenvolvendo ações ambientais no município para progredir e avançar no Ranking ambiental Paulista no ciclo atual”, finalizou a responsável pela Pasta.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá