Início » Poá intensifica ações de combate às chuvas

Poá intensifica ações de combate às chuvas

Prefeitura realiza o desassoreamento dos córregos, limpeza de bueiros, tubulações e bocas de lobo; Trabalho também acontece em parceria com o DAEE

A Prefeitura de Poá já se prepara para combater as fortes chuvas típicas do verão. É o Projeto Chuvas de  Verão, já em execução pelas equipes de zeladoria e Serviços Urbanos, que realizam diariamente nos bairros a limpeza de bocas de lobo, tubulações e bueiros.

Os córregos da cidade também passam por desassoreamento, a exemplo do Tucunduva, que recebe os serviços da Prefeitura Municipal em mais de 1,1 mil metros de extensão. A expectativa é que 700 metros cúbicos de sedimento sejam retirados, garantindo melhor fluidez da água da chuva e menor risco de transbordamento. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Ontem (dia 09/10), em reunião com a equipe técnica do DAEE e Defesa Civil do Estado, a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada, tratou do desassoreamento do Rio Tietê – ação que será realizada pelo Governo do Estado e contribuirá com a redução das enchentes em toda a região. A reunião foi organizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Além de ações pontuais, como o desassoreamento do Rio Tietê, que está para começar, o Estado anunciou outras estratégias para ajudar no planejamento das iniciativas de prevenção e combate aos efeitos das chuvas. Entre elas está o Mapeamento Aerofotogramétrico, iniciativa do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC) que deve ser lançada em março de 2024.

A nova cartografia possibilitará o mapeamento das áreas de riscos como os pontos propensos a inundações e escorregamentos, o que colabora para que as cidades direcionem ações para esses lugares. No momento, toda a área da Região Metropolitana, o que inclui os municípios do consórcio, já foi sobrevoada para obter as imagens.

Outra ferramenta é o Sistema de Informações Metropolitanas e Municipais (SIMM) que integrará os dados das cidades e do Estado para planejar ações conjuntas. O sistema contará com informações sobre assentamentos precários e a classificação de risco dos pontos, o que possibilitará intervenções mais precisas das administrações públicas.