Início » Poá destinará 4 toneladas de hortifruti para entidades por semana

Poá destinará 4 toneladas de hortifruti para entidades por semana

Ação é realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e beneficia 10 instituições certificadas na cidade

Toda semana, pelos próximos dois meses, a Prefeitura de Poá receberá cerca de quatro toneladas de verduras, frutas e legumes, que serão distribuídos entre 10 entidades sociais certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. A ação é fruto de uma parceria da cidade com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio do CATI Mogi.

É o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA/Cesta Verde, distribuído em forma de cestas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Integra a ação o Ministério da Cidadania. Em Poá serão beneficiadas as instituições: Aldeias Infantis, Apae Poá, Associação Afro, Batuira, Instituto Felipe Matheus, Lar Mãe Mariana, Reino da Garotada, Grupo Esperança, Luz do Amanhã e Social Skate.

“Esta é mais uma importante parceria que realizamos com o Governo do Estado em benefício da nossa população e das entidades que atuam no terceiro setor de Poá. Seguimos trabalhando por todos”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Também promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.