Início » UBS Nova Poá realizará exames de mamografia a partir do dia 17

UBS Nova Poá realizará exames de mamografia a partir do dia 17

Ação integra a Programação Outubro Rosa e visa ampliar o combate ao câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção

A partir do dia 17 a UBS Nova Poá concentrará a realização de exames de mamografia na cidade. O espaço atenderá prioritariamente mulheres com idade entre 50 e 69 anos e aquelas acima de 40 anos que possuem risco elevado para o câncer. A unidade está localizada na rua Capitão Pedro Esperidião Hoffer, 223. O atendimento será feito diariamente, das 8h às 16h.

A ação faz parte da Programação Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura Municipal de Poá e visa conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e realização anual dos exames ginecológicos . “Estamos todos unidos no combate ao câncer, em especial o de mama e colo de útero. A prevenção é o melhor caminho para a cura e queremos levar informação ao maior número possível de mulheres”, afirma a prefeita Marcia Bin.

Durante todo o mês a Prefeitura realizará diversas atividades voltadas para o tema, como a arrecadação de lenços, que serão doados para pacientes oncológicas. A cidade já conta com pontos de coleta na UBS Nova Poá e em Calmon Viana; na Praça da Bíblia; na EMEB Estância Hidromineral de Poá; na sede das Secretarias da Mulher, e Assistência Social; no Paço Municipal, no Pronto Atendimento Guido Guida, na estação da CPTM Calmon Viana e no Cras Kemel. A arrecadação se encerra no dia 31 de outubro.

No dia 20 a Câmara Municipal abrigará a palestra “Câncer de mama e colo uterino”, com o médico oncologista Jorge Abssamra Filho. Haverá também orientação jurídica para pacientes oncológicas, com a advogada Aretha Chaia Marques. As atividades começam às 10h.

O Baile do Idoso, realizado no dia 23 na Praça de Eventos, também contará com a Tenda Outubro Rosa, das 14h às 18h. O evento é destinado para pessoas com mais de 60 anos atendidas pelo Cras.

A programação se encerra com a Caminhada Outubro Rosa, no dia 28 de outubro. A concentração acontecerá a partir das 8h, em frente à Câmara Municipal, com aula de alongamento, dança e tenda da saúde, oferecendo às mulheres, gratuitamente, exames de diabetes e aferição da pressão arterial.

Já a caminhada está marcada para às 9h – as primeiras a chegar ganharão camiseta da campanha. O evento se encerra com mais aulas de ginástica e dança para a mulherada. Mais informações no site poa.sp.gov.br.