Início » Poá completa sete meses de vacinação contra a Covid-19 com redução no número de óbitos

O trabalho intenso de combate à Covid-19, realizado pela Secretaria Municipal de Poá, completa sete meses neste sábado (21/08) com a redução de 74% no número de óbitos causados pela doença, entre os meses de julho e agosto. A ação, que tem a finalidade de proteger a população contra o novo coronavírus, teve início no dia 21 de janeiro com a vacinação da primeira poaense, auxiliar de enfermagem Fabiana Alexandre da Silva, que ficará eternizada na história do município.

O ato histórico foi lembrado pela prefeita Marcia Bin que aproveitou o momento para parabenizar a Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde pelo empenho e dedicação que todos têm apresentado durante os sete meses de campanha. “Infelizmente perdemos muitas pessoas queridas para esse vírus. A cidade chorou a perda de seus filhos, mas graças ao trabalho desempenhado por todos os envolvidos, hoje vemos os índices relacionados à Covid caindo e a população cada vez mais protegida”, afirmou a chefe do Poder Executivo.

Os índices citados pela prefeita Marcia Bin apontam uma redução de 74% no número de óbitos em virtude do novo coronavírus, com base nos dados do Departamento de Vigilância em Saúde, no período do dia 01 a 20 de agosto, se comparado com o mesmo período do mês de julho deste ano. “Foram 26 óbitos nos primeiros 20 dias de julho e oito em agosto. Essa redução é em virtude do avanço da vacinação que tem sido feita de forma organizada e rápida, fazendo com que Poá seja a cidade mais avançada na região do Alto Tietê, em relação ao cronograma de imunização do Governo do Estado”, destacou a secretária de Saúde.

PRIMEIRA VACINADA

A primeira vacina foi aplicada na auxiliar de enfermagem, Fabiana Alexandre da Silva, em um ato considerado histórico para o município, por simbolizar esperança e proteção à vida. Mesmo atuando no setor de Covid do Hospital Municipal Doutor Guido Guida, Fabiana não contraiu a doença após ter recebido a aplicação do imunizante CoronaVac. “Ser a primeira vacinada foi uma surpresa muito grande. Confesso que não esperava já que vários colegas estavam na linha de frente junto comigo. Fiquei feliz por representar todos os funcionários da Saúde, me senti privilegiada”, afirmou.

A auxiliar de enfermagem fez questão de ressaltar a importância de se imunizar contra a Covid-19 e de tomar a 2ª dose para completar o esquema vacinal. “Tomem a vacina, ela salva vidas. Ver o número de óbitos e internações caindo a cada dia, é gratificante demais. É muito bom ver que toda pesquisa, todo trabalho da ciência não foi em vão. Você que já tomou a primeira dose, não se esqueça de tomar a segunda. Ela é tão importante quanto a primeira”, finalizou.

VACINAÇÃO

A campanha de vacinação em Poá segue para o público jovem com idade a partir de 16 anos sem comorbidades, de segunda a sexta-feira, em seis locais de vacinação, sendo cinco Unidades Básicas de Saúde – UBS (José Pereta – rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta, Centro de Saúde II Farid Domingues – avenida Padre Anchieta, 146, Centro, Tito Fuga – rua Maria Helena, 159, Calmon Viana, Doutor Cypriano Monaco – rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá e Wellington Lopes – rua Esmeralda, 88, Jardim América, das 9 às 14h30, e a Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro, das 9 às 16 horas.