Início » Governo do Estado altera período de inscrições do Bolsa Trabalho para os dias 24 a 30 de agosto

O período de inscrições para o Bolsa Trabalho, programa de ocupação e qualificação profissional, foram alteradas pelo Governo do Estado. Inicialmente previstas para ocorrer entre os dias 23 a 29 de agosto, as inscrições agora serão realizadas de 24 a 30 de agosto. Apesar de ter sido contemplado com o programa estadual, o município de Poá ainda não foi informado quantas vagas foram destinadas à cidade.

O Bolsa Trabalho é um programa do Bolsa do Povo que tem como objetivo promover a ocupação e qualificação profissional durante cinco meses, além de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 535,00 e seguro de acidentes.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Alcides Leme Silva Júnior, o Bolsa Trabalho destina os munícipes para trabalhar em órgãos públicos por quatro horas diárias, cinco dias por semana, durante cinco meses.

“Para se candidatar as vagas, os interessados devem residir no estado de São Paulo há mais de dois anos, estar em situação de vulnerabilidade social, ser maior de 18 anos, estar desempregado, não ser beneficiário de Seguro Desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente e ter renda per capita menor do que meio salário mínimo”, ressaltou.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Poá (www.prefeituradepoa.sp.gov.br), entre os dias 24 e 30 de agosto. É necessário ter RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Dúvidas podem ser obtidas pela Central de Atendimento Bolsa do Povo pelo 0800 7979 800 ou pelo Whatsapp (11) 98714-2645.

FRENTE DE TRABALHO MUNICIPAL

Na mesma semana, a Prefeitura de Poá abre inscrições para Frente de Trabalho Municipal por meio do Programa de Combate ao Desemprego e Incentivo à Qualificação Profissional. Serão 100 vagas com bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 802,85, cesta básica no valor de até R$ 150,00 e seguro de acidentes pessoais para trabalhadores desempregados, residentes no município. As inscrições podem ser feitas entre os dias 23 e 27 de agosto, pelo site da www.prefeituradepoa.sp.gov.br.

A Frente de Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para até 100 trabalhadores desempregados e em situação de vulnerabilidade social, residentes em Poá. O benefício será concedido pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A jornada de atividade no programa será de 36 horas semanais, com 32 horas de trabalho e quatro horas de qualificação profissional, sendo a participação obrigatória no curso.

Além disso, o candidato deve comprovar residência no município com o período mínimo de dois anos. Em caso de haver um número de inscritos superior ao número de vagas, haverá preferência com base em uma lista de critérios e ordem a ser seguida. Os critérios e ordem de avaliação citados pelo secretário são: maior encargo familiar; mulher, arrimo de família; maior tempo de desemprego; e maior idade.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá