Início » Poá acelera vacinação contra a Covid-19 e pessoas com mais de 50 anos serão imunizados até sexta-feira

Poá acelera vacinação contra a Covid-19 e pessoas com mais de 50 anos serão imunizados até sexta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Com o objetivo de imunizar a população o mais rápido possível, a Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, irá acelerar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Nesta semana o cronograma prevê o início da imunização para pessoas de até 50 anos ou mais, sem comorbidades, sendo 57+ na terça-feira (15/06); 54+ na quarta-feira (16/06); 52+ na quinta-feira (17/06); e 50+ na sexta-feira (18/06).

De acordo com o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, acelerar o cronograma é proteger o munícipe desse vírus que já vitimou mais de 330 poaenses e milhares de brasileiros. “É importante frisar que seguimos o cronograma com base nos lotes com as doses de imunizantes que são enviados pelo Governo do Estado, e se estamos acelerando agora, é porque temos doses suficientes para isso. Temos uma logística que tem funcionado muito bem, evitando que o município fique sem vacina, tanto para a 1ª como para a 2ª dose”, afirmou.

A secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, fez questão de parabenizar o Departamento de Vigilância em Saúde pela qualidade e empenho dos servidores na realização da campanha. “A vacinação no município tem sido muito elogiada, tanto pela organização quanto pelo atendimento humanizado que os servidores têm oferecido desde o início. Fico muito feliz que estamos caminhando de forma consistente e competente para atingirmos o objetivo final que é imunizar toda a população”, disse.

É importante ressaltar que continuam sendo vacinados normalmente os demais grupos como gestantes e puérperas 18+ com e sem comorbidades, pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) 18+, transplantados 18+, pessoas com síndrome de down 18+, pessoas com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde 18+, pessoas com deficiência permanente grave sem comorbidades e caminhoneiros (este grupo somente com a Xepa da vacina), assim como os agendados para tomar a 2ª dose.

“Sempre é bom frisar que Poá também está realizando a campanha de vacinação contra a gripe e é necessário o intervalo de, no mínimo, 14 dias entre uma vacina e outra. Essa é uma precaução e não uma contraindicação”, finalizou Leonardo.

A vacinação contra a Covid-19 em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, no Reino da Garotada, localizado na rua São Francisco, 168, no bairro Biritiba, e na praça da Bíblia, na rua Vicente Guida, s/n, na região central da cidade.

BALANÇO

De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Poá, nesta segunda-feira (14/06), 40.657 mil aplicações já foram realizadas, sendo 28.466 mil da 1ª dose e 12.191 da 2ª dose. Até o momento, o município já registrou 18.279 casos suspeitos notificados, 7.427 casos confirmados e 8.422 descartados, além de 2.864 pacientes recuperados e 328 óbitos.

DOCUMENTAÇÃO

Cada grupo do público-alvo deve apresentar a documentação necessária para receber a vacina contra o novo coronavírus, segue abaixo a listagem:

Pessoas com idade acima de 50 anos sem comorbidades: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Síndrome de Down 18+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Profissionais da Educação 18+: comprovante de inscrição do cadastro no site vacinaja.educacao.sp.gov.br, documento com foto e CPF;

Pessoas com Deficiência Permanente Grave sem BPC: documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço em Poá e documento médico que comprove a deficiência permanente grave para os casos das deficiências intelectuais;

Gestantes comorbidades 18+: carteirinha do pré-natal, documento com foto, CPF, comprovantes de endereço e de comorbidade, conforme definições do Ministério da Saúde;

Gestantes sem comorbidades 18+: carteirinha do pré-natal, documento com foto, CPF, comprovantes de endereço;

Puérperas com comorbidades 18+: documento com foto, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da criança;

Puérperas sem comorbidades 18+: documento com foto, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da criança;

BPC 18+: documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Transplantados 18+: relatório médico da condição, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Pessoas com Comorbidades 18+: comprovante de exames, receitas e/ou relatórios médicos, documento com foto, CPF e comprovante de endereço;

Caminhoneiros (xepa da vacina): documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro);

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá